Diesel Verde - Uma alternativa renovável e eficiente

O HVO (Hydrotreated Vegetable Oil), é obtido a partir da hidrogenação de óleos (como soja, mamona, girassol etc) ou gordura animal (esses insumos podem ser usados separadamente ou misturados). Este produto é um combustível livre de enxofre e aromáticos e tem um valor elevado de índice de cetano. Tem uma estabilidade de armazenamento excelente e é totalmente compatível com o combustível derivado de petróleo para motores diesel.

Pode ser produzido a partir de infraestruturas já existentes das refinarias de petróleo. Requer alta pressão e temperatura, uso ou não de catalisador e o conhecido HIDROGÊNIO.

Banco Mundial vê o Ceará como berço do Hidrogênio Verde

Comparando os biocombustíveis, biodiesel e HVO (pois ambos usam óleos vegetais na produção), podemos afirmar que o HVO apresenta diversas vantagens (segundo Rogelio Sotelo- Boyás, 2010). Em termos de características:

  • O produto é compatível com os motores existentes;
  • Flexibilidade de matéria-prima, por exemplo, o teor de ácidos graxos livres no óleo vegetal não é importante;
  • Maior número de cetano;
  • Maior estabilidade a oxidação;
  • Não aumenta as emissões de NOx;
  • Não requer água;
  • Não origina subprodutos que requerem um tratamento adicional (por exemplo, glicerol);
  • A distribuição do combustível renovável não causa poluição adicional, uma vez que pode ser transportado através das mesmas condutas que são atualmente utilizadas para a distribuição de combustíveis de origem fóssil;
  • Melhor desempenho em climas


Segundo, sob o ponto de vista socioambiental, o HVO pode gerar benefícios expressivos para a qualidade do ar e a saúde humana. Estima-se que, em relação ao diesel fóssil, o uso de HVO puro reduz (fonte:CNT/SEST/SENAT):

  • De 50% a 90% da emissão de gases de efeito estufa (GEE), considerando todo o ciclo de vida dos combustíveis;
  • 33% da emissão de material particulado fino (MP2,5);
  • 30% da emissão de hidrocarbonetos (HC);
  • 24% da emissão de monóxido de carbono (CO); e
  • 9% da emissão de óxidos de nitrogênio (NOx), poluentes cujos níveis de emissão são aumentados pelo                                                                         

Motores movidos a biocombustíveis e que atendem às normas do Proconve 3 e rodam com o diesel B10 não necessitam de mudanças para utilizar HVO. Todavia, é importante ressaltar que se faz necessário um aditivo de lubrificação junto ao HVO, pois há falta de “lubricidade”. Entretanto, a adição do próprio biodiesel pode resolver essa questão.

Há os que defendem o uso do HVO somente para transporte de longas distâncias, outros afirmam que o uso urbano do combustível é totalmente viável.

O Brasil ainda precisa discutir a aplicação do HVO, as conversas com os órgãos regulamentadores vêm acontecendo e as movimentações estão sendo feitas para a viabilização e uso do “diesel verde” em terras brasileiras. Atualmente essa alternativa já é disponibilizada na Europa, na Ásia e na América do Norte. A planta de HVO que vem sendo construída no Paraguai promete um horizonte para esse combustível na América do Sul.

Além das políticas públicas o outro grande desafio é baixar o custo de fabricação desse produto. Estamos de olho no futuro! Caso deseje mais informações, entre em contato.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.