Sustentabilidade é tema especialmente importante para Hamburg Süd

A empresa é pioneira na publicação do relatório de sustentabilidade dentro das normas G4 da GRI

Primeira na indústria do transporte em containers no mundo a publicar o Relatório de Sustentabilidade de acordo com as Normas “Padrão G4” da GRI (Iniciativa de Relatórios Globais), a Hamburg Süd elaborou o documento “Estabelecendo padrões e agindo de forma sustentável”, no qual aborda os principais temas das áreas de responsabilidade ambiental e socioeconômica de 2014 e 2015.

Criada em 1997 a partir da reunião de ambientalistas, ativistas sociais e representantes de fundos socialmente responsáveis junto à ONU (Organização das Nações Unidas), a GRI (Global Reporting Initiative) é uma organização sem fins lucrativos que desenvolve uma estrutura de Relatórios de Sustentabilidade adotada por milhares de organizações em todo o mundo.

Ao garantir que o comportamento sustentável é parte indispensável da filosofia corporativa da empresa, o presidente do Conselho Executivo da Hamburg Süd, Dr. Ottmar Gast, afirmou que o documento apresenta “de forma voluntária e transparente o ponto em que a empresa se encontra em matéria de comportamento sustentável”.

A escolha dos temas abordados é baseada em uma pesquisa feita entre as partes interessadas da Hamburg Süd, tanto internas como externas, incluindo clientes, funcionários, mídia e associações, o que já diferencia a publicação dos demais relatórios de sustentabilidade publicados dentro da indústria de transporte de cargas.

Entre os pontos trabalhados pelo relatório, as questões ambientais são classificadas como especialmente importantes. “Alcançamos progressos significativos no período de referência do relatório, especialmente no sentido de cumprir nossa própria meta ambiental de diminuição das emissões de CO2 em 45% até 2020”, relatou o Dr. Ottmar Gast. Até o presente momento, uma redução de quase 35% já foi alcançada em comparação com o ano-base de 2009.

A Hamburg Süd divulgou que também tem alcançado progressos em áreas que considera prioritárias, como a prevenção à poluição da água e proteção de espécies ameaçadas. Entre as ações estabelecidas pela companhia estão a troca voluntária de água de lastro no mar e a proibição do transporte de barbatanas de tubarão.

O Relatório de Sustentabilidade também fornece informações sobre o status atual e os acontecimentos mais recentes nas áreas de responsabilidade social e econômica, a respeito dos quais os entrevistados identificaram como itens particularmente relevantes aspectos como a confiabilidade, a proteção de dados e a saúde e segurança ocupacionais.

A Hamburg Süd disponibiliza mais informações sobre as ações de sustentabilidade no próprio site.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.