Minerva Foods Neutraliza Emissões de GEE do E-commerce em 2023

A Minerva Foods anunciou que neutralizou todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) geradas pelo seu e-commerce, o Meu Minerva, durante o ano de 2023. Com isso, a plataforma se torna a primeira do segmento de proteínas no Brasil a ser considerada carbono neutro, com compensações de emissões em vigor desde 2021.

Para atingir essa meta, a Minerva Foods adquiriu 830 VCUs (Verified Carbon Units), que compensam 830 toneladas de CO2 equivalente emitidas no período, por meio da MyCarbon, sua subsidiária especializada no mercado de carbono. Essas compensações abrangem as emissões associadas ao funcionamento da plataforma, bem como os gases gerados pelo transporte e distribuição dos produtos.

Atualmente, o transporte dos produtos é responsável por 99% das emissões de GEE da plataforma. Para minimizar esse impacto, o departamento de logística da Minerva Foods tem implementado diversas iniciativas, como a otimização de rotas, o que reduz a quilometragem percorrida pelos veículos e, consequentemente, a emissão de gases de efeito estufa.

Os créditos de carbono adquiridos para compensar as operações de 2023 são originários do projeto de conservação florestal REDD+ (Reducing Emissions from Deforestation and Forest Degradation). Esses projetos são realizados por instituições públicas ou privadas e geram créditos de carbono a partir da conservação de áreas florestais. Além de ajudar na retenção de carbono, esses projetos contribuem para a preservação da biodiversidade e trazem benefícios sociais para as regiões onde são implementados.

“A compensação de emissão de gases de efeito estufa é um importante pilar dentro do valor de sustentabilidade da Companhia, que visa gerar negócios com o menor impacto ambiental possível. A inovação e o pioneirismo são parte de nosso DNA, ficamos orgulhosos de nossa trajetória nos últimos anos e por seguimos contribuindo para projetos de preservação, tão importantes ao meio ambiente,” explica Marcelo Narita, Gerente do e-commerce Meu Minerva.

Desde a sua criação, o 'Meu Minerva' tem suas emissões contabilizadas nos inventários de emissões GEE da Minerva Foods, seguindo as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol, 2006 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories e NBR ISO 14064.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.