Software cala gargalo silencioso vivenciado por laboratórios

Desenvolvido pela Touch Health, ferramenta otimiza armazenamento e monitora movimentações garantindo melhor controle sobre seus custos

Trabalhando com grandes volumes de certos insumos, os laboratórios necessitam armazenar esses materiais que ocupam áreas importantes, além de gerar desperdícios. Pensando nisso, o Fernando Kasten, Diretor de Tecnologia da Inovapar Soluções, conta que o novo módulo de Estoque do software de gestão laboratorial Motion LIS, desenvolvido pela Touch Health para a área da saúde, ajuda a sanar esses gargalos. Segundo ele, a partir do módulo é possível ter um melhor controle desses materiais sobre seus custos, um dos principais problemas atacados por qualquer empresa nos dias de hoje.

O novo módulo tem como objetivo otimizar o investimento do laboratório em armazenamento de materiais, auxiliando no processo de decisão. Para isso, a solução monitora todas as movimentações e faz o cálculo para sugerir um fluxo de compra. O sistema considera a quantidade de produtos em estoque e os alertas de estoque mínimo.

Um dos principais benefícios segundo Kasten é permitir um controle dos insumos necessários para a produção de exames, garantindo que o processo do laboratório não pare. “Outro ponto importante é que o controle permite que os gestores tenham mais conhecimento sobre o consumo real e em quais áreas, de forma a entender melhor os custos de produção e balizar o processo de aquisição desses insumos”, comenta.

O módulo ainda permite o controle, tanto no método FIFO (first in, first out) quanto no FEFO (first expire, first out), por lote ou identificação unitária, através da identificação por códigos de barras, com alerta de vencimento. Ainda de acordo com o executivo, o controle da movimentação por centro de custo, da transferência de insumos do estoque para o centro de custo solicitante e entre centros de custo também é feito através da solução

E salienta que o controle oferecido pelo módulo para os produtos armazenado traz segurança na sua rastreabilidade, da compra até o seu consumo, além do controle de Lote e Validade, para gerenciar o consumo correto, evitando perdas de validade por mau uso, e rastreabilidade para identificar insumos problemáticos ou com recall ativo. “A rastreabilidade sempre é uma questão muito relevante na saúde, principalmente quando os insumos podem interferir diretamente na saúde do paciente, como medicamentos, reagentes, contrastes, entre outros”, diz.

E salienta: “Estamos trabalhando com o projeto e o desenvolvimento do módulo de Estoque, integrado à solução Motion LIS, há cerca de um ano. Como trabalhamos com produtos web, realizamos entregas contínuas e estamos sempre recebendo o feedback dos usuários”.



Desenvolvimento

O executivo conta ainda que sua equipe está trabalhando no desenvolvimento dos drivers de comunicação que permitirão ao sistema de estoque receber as informações dos equipamentos analíticos. A função deles, conta, é cuidar para que as solicitações do sistema sejam executadas. “Durante esse desenvolvimento, são definidas quais informações podem ser extraídas dos equipamentos, como a quantidade de reagente utilizado por exame, quantas vezes aquele exame costuma ser repetido, entre outras. Através dos drivers, poderemos trazer essas informações para o módulo de Estoque automaticamente, o que representa um grande ganho para o laboratório”, explica. Atualmente, esse controle é realizado de forma manual, ou seja, as informações precisam ser inseridas no sistema.

Com previsão de realizar a primeira integração no primeiro semestre de 2017, o módulo contempla a ferramenta de relatórios, que mostra indicadores como quanto de material é utilizado para a análise de cada exame, qual a quantidade de exames realizados e, em cima disso, consegue propor uma sugestão de compra. “Essas informações serão geradas de forma mais precisa e automática quando a integração for feita”, completa.

Além do módulo de Estoque dentro do Motion LIS, a Inovapar e a Touch Health também disponibilizam para o setor de saúde o LoIS, uma plataforma modular para a gestão simples e eficiente de estoques de centros logísticos, hospitais, farmácias de alto custo, negócios com operações distribuídas e empresas que queiram gerenciar o próprio estoque. Totalmente web, ele permite adaptar o LoIS a diferentes tipos e tamanhos de negócios, podendo até mesmo se integrar a uma infraestrutura já existente de gestão de estoque.

“Essa é uma plataforma logística, que engloba módulos de gestão de estoque, gestão e operação de armazéns próprios ou de operadores logísticos, gestão de distribuição de materiais através de processos ágeis (KANBAN) e gestão de planejamento e compras, todos voltados principalmente para as situações e problemas encontrados na área de saúde”, finaliza.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.