APM Terminals Pecém registra maior movimentação do estado do Ceará em outubro e impulsiona exportação de frutas
Desde o início da safra deste ano, a APM Terminals Pecém vem apresentando bons números operacionais, mesmo com 2023 se mostrando um ano desafiador para o mercado portuário. Em outubro, o terminal quebrou seu recorde de movimentações e registrou 55 mil TEUs movimentados. Esse foi o maior volume registrado na história da APM Terminals Pecém, que já conta com crescimento de 11% na movimentação acumulada de janeiro a outubro de 2023, frente ao mesmo período de 2022.
Para Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Pecém, a adaptabilidade da operação do terminal, como um todo, é um fator-chave para esse resultado. “Nossa resposta ágil ao aumento da demanda garantiu a continuidade dos serviços com alta segurança. Reforçamos nosso compromisso com o Porto do Pecém e especialmente com o setor de fruticultura da região nordeste, fortalecendo o papel fundamental do HUB portuário do Ceará na expansão das operações, com forte presença em exportações”.
Historicamente, outubro e novembro já se apresentam como os melhores meses de movimentação, muito em virtude da alta demanda pela exportação de frutas para a Europa e os Estados Unidos. A localização privilegiada do terminal da APM Terminals Pecém contribui para o êxito desse tipo de movimentação, a partir da proximidade geográfica, fazendo com que os alimentos produzidos no país cheguem mais rápido ao destino final.
A previsão da autoridade portuária do Complexo de Pecém para essa temporada é das exportações do setor de fruticultura atingirem 180 mil toneladas, 10 mil a mais que a anterior (2022/2023). Também é estimado que os embarques registrem mais de 7.200 contêineres refrigerados, com produtos cultivados especialmente nos polos de Pernambuco, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte.
“Estamos otimistas quanto ao futuro e comprometidos em investir e crescer junto com o Ceará e estados vizinhos, vinculando nosso sucesso ao desenvolvimento econômico sustentável da região. Continuaremos a aprimorar operações, expandir infraestrutura e promover a sustentabilidade e a responsabilidade social em todas as nossas atividades”, complementa Daniel Rose.
Marcelo Gurgel, gerente Comercial da APM Terminals Pecém, confirma que “além do crescimento de 23% na exportação de frutas, nos últimos três meses, o terminal também foi o principal porto de auxílio para as operações que estavam destinadas a Manaus, que sofre com a pior seca da região amazônica já registrada na história”. Durante esse período, o terminal contou com uma alta demanda de contêineres e atuou como um ponto operacional para a recepção de grande parte do volume das cargas para Manaus, provenientes de diversos armadores.
“Nosso terminal estava preparado para esse desafio e todo o investimento realizado em equipamentos, pessoas e áreas específicas se provou efetivo para o recebimento dos transbordos e constante alinhamento com os diversos armadores e o Complexo do Pecém”, acrescenta André Gonzaga, gerente de Operações da APM Terminals Pecém.
Neste mês (novembro), o terminal de Pecém celebra 21 anos de história e é notável o crescimento e a evolução da companhia perante o mercado brasileiro e internacional, assim como a comunidade da qual faz parte.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.