Datamar traz os destaques da semana

Comércio exterior, navios, portos, terminais e embarcadores. Confira as principais notícias do setor de acordo com o relatório DatamarWeek

Comércio Exterior

A balança comercial brasileira teve superávit de US$1,74 bilhão na segunda semana de maio, de acordo com o MDIC. O saldo é decorrente de exportações de US$4,37 bilhões e importações de US$2,62 bilhões no período. No acumulado do mês de maio, o superávit chegou a US$2,980 bilhões e, no ano, a US$16,24 bilhões. A média diária das exportações no mês caiu 0,4% em relação ao mesmo período de 2015, e as importações caíram 23,4% na mesma comparação.

Navios, portos, terminais & infraestrutura relacionada

O Governo Federal publicou, no dia 09 deste mês, no Diário Oficial um decreto autorizando a supressão vegetal e a construção do terminal de uso privado (TUP) no município de Pontal do Paraná. O empreendimento, que permaneceu apenas no papel pelos últimos 15 anos, será destinado à movimentação de contêineres e prevê investimentos de R$1,5 bilhão. A expectativa é de que o terminal, que contará com uma área total de 600 mil m², inicie as operações até 2018.

Foi publicado no Diário Oficial no último dia 10 (terça-feira), o anúncio da realização de consulta e audiência públicas para obter contribuições para o processo licitatório do arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza. Atualmente, o local é gerenciado pela Companhia Docas do Ceará (CDC) e, mesmo após a conclusão do arrendamento, o órgão continuará responsável pela atracação dos navios no terminal. Uma audiência pública está marcada para o dia 31 de maio.

A Nidera, empresa adquirida pela chinesa Cofco, recebeu autorização da da Secretaria dos Portos para construir e explorar um terminal de uso privado (TUP) em Canoas, Rio Grande do Sul. O investimento será de cerca de R$69,7 milhões e terá prazo de implantação de três anos, prorrogável por igual período. O terminal terá capacidade para movimentar e armazenar 850 mil toneladas de granéis sólidos por ano, tendo soja, trigo e milho como principais cargas, em uma área de 140.837 metros quadrados. O contrato terá vigência de 25 anos.

A empresa chinesa de infraestrutura China Communications Construction Company realizou sua primeira aquisição de ativo no Brasil. Trata-se de participação no terminal de uso privado (TUP) de São Luís, no Maranhão, projeto multicargas da WPR e braço do grupo WTorre. O sócio chinês realizará aporte de R$400 milhões. As obras do terminal devem iniciar no segundo semestre deste ano e tem previsão de três anos para conclusão. O projeto será desenvolvido numa área de 2 milhões de metros quadrados e terá capacidade anual para movimentar 24,8 milhões de toneladas.

A Odebrecht Transport encontra-se em fase avançada para a venda da parcela de 66,7% de sua participação na Embraport. Ainda não há maiores detalhes quanto à negociação, mas estima-se que, em breve, será anunciado o novo sócio e também a diluição da participação da Odebrecht no negócio.

Embarcadores e cargas

Os três maiores armadores de container do Japão, NYK, Mitsui OSK e K-Line formarão uma aliança juntamente com a sulcoreana Hanjin, a alemã Hapa-Lloyd e a taiwanesa Yang Ming. Os serviços da nova parceria terão início em abril de 2017 com duração inicial de cinco anos. O objetivo da aliança é combater a desaceleração da economia global com ganhos em eficiência logística através de ajustes nas escalas e programações de seus membros. Juntas, as empresas possuem uma frota de 620 navios e capacidade de 3.5 milhões de TEUs, o que representa 18% do volume global (Leia no Guia).

O Brasil exportou 519,2 mil toneladas de açúcar em contêiner no primeiro trimestre deste ano, número que representa aumento de 20% na comparação com as 431,9 mil toneladas registradas no mesmo período de 2015, de acordo com a Williams Brasil. O maior volume foi embarcado pelo Porto de Santos, de onde saíram 474,4 mil toneladas, ou 91,3% do total. Paranaguá aparece logo em seguida com 26,1 mil toneladas, 5% do total. O maior comprador foi o Iêmen com 86,9 mil toneladas, 16,7% do total.

O Brasil obteve êxito nas negociações para conseguir um certificado veterinário que possibilitasse retomar as exportações de bovinos vivos para o Egito. O embarque da carga para o país africano foi suspenso no segundo semestre de 2014, após divergências entre os serviços veterinários brasileiro e egípcio quanto à testes laboratoriais envolvendo a febre aftosa. Entre 2009 e 2014, 75 mil cabeças de gado foram enviadas para o Egito, importador regular deste tipo de carga.

O Ministério da Agricultura voltou a autorizar as importações de grãos verdes de café provenientes do Peru na última semana, de acordo com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). A decisão não foi bem recebida pelos produtores de café do Brasil, que enxergaram a medida como uma "ameaça" aos seus negócios. O argumento é de que fungos existentes nas plantações do país andino poderiam causar grandes estragos nas plantações locais.

O milho argentino vem dominando os desembarques do grão nos portos brasileiros nos últimos meses. O fato ocorre mesmo após o Brasil ter zerado em abril uma tarifa incidente sobre importações da commodity de fora do Mercosul. As entradas do grão no Brasil atingiram 106 mil toneladas em abril, maior número registrado desde outubro de 2014. Deste total, 58% das importações foram provenientes da Argentina e o restante do Paraguai. Segundo os compradores locais, a principal razão pela escolha seria os preços extremamente competitivos praticados pelos sul-americanos.

As exportações brasileiras de carne suína totalizaram 62 mil toneladas em abril, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Este volume representa aumento de 47,2% em relação ao registrado no mesmo período de 2015. Em receita, as exportações renderam US$ 110,5 milhões, com alta de 17,6%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 68,2% e chegaram a 226,9 mil toneladas. Em receita cambial, a alta foi de 20,6% para US$ 385,5 milhões.

Escrito por:

Datamar Consulting

Uma empresa especializada na prestação de serviços de consultoria em transporte marítimo, comércio exterior, gestão portuária, logística, planejamento, análise e interpretação de dados. DatamarWeek é um produto de Datamar Consulting, publicado parcialmente nas edições semanais do Guia Marítimo. Para obter as informações pontuais e detalhadas, entre em contato diretamente com os especialistas.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.