DatamarWeek traz os tópicos da semana
Parceiro do Guia Marítimo há mais de 20 anos, Datamar passa a ser colaborador semanal com os assuntos que marcaram o mercado no período
Trades
A balança comercial das duas primeiras semanas de abril registrou superávit de US$1,623 bilhão, resultado derivado de exportações de US$4,662 e de importações de US$3,039 bilhões.A média diária das exportações no período foi de US$777,1 milhões, 2,5% acima da média diária de abril de 2015, de acordo com o MDIC. Pelo lado das importações, a média diária foi de US$506,5 milhões, número que representa queda de 30,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Navios, portos, terminais & infraestrutura relacionada
Foi anunciado na última semana que o leilão das seis áreas em portos do Pará acontecerá no dia 9 de junho. Como informado anteriormente, serão leiloadas duas áreas nos portos de Santarém, três em Outeiro e uma em Vila do Conde. Cinco delas para movimentação de granéis vegetais e uma para granéis minerais, em Santarém.
O Porto de Paranaguá bateu um recorde histórico na movimentação de grãos no primeiro trimestre deste ano. Foram movimentadas 4,66 milhões de toneladas no período, 19% superior ao número registrado em 2014, recorde anterior. Do total, 2,2 milhões de toneladas eram de soja, o dobro do volume exportado ano passado, além de 1,56 milhão de toneladas de milho, 94% a mais do que o escoado em 2015.
O Porto de Antonina aumentou em 130% sua movimentação de cargas no primeiro trimestre de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015. Foram movimentadas 316.514 mil toneladas nos três meses deste ano, contra 137.110 mil toneladas no ano anterior. De acordo com a administração portuária, os resultados devem-se principalmente aos investimentos feitos pelo Governo do Estado em dragagem e logística nos últimos anos.
Dois dos três novos berços de atracação em construção no Porto de Pecém ficaram prontos na última semana. Os berços 7 e 8 fazem parte da segunda obra de expansão do porto avaliada em R$650 milhões. A previsão inicial é de que o berço 9 fique pronto no próximo mês.
O processo de contratação das obras de dragagem do Porto de Santos foi suspenso por decisão judicial deferida na última quintafeira (07/04). A liminar, obtida pela empresa EEL Infraestrutura Ltda, determina que a Secretaria de Portos interrompa imediatamente a convocação da segunda colocada no processo de licitação e volte a aguardar até que a EEL consiga juntar a certidão que está pendente.
Após quatro anos de obras, a segunda fase do alinhamento do Cais de Outeirinhos, no Porto de Santos, foi concluída na última terçafeira (05/04). O projeto prevê ampliar e otimizar a capacidade do complexo marítimo para receber navios de cruzeiro. Após as obras, o cais foi alinhado com os demais trechos portuários e também foi ampliado, de 630 metros passará a ter 1.320 metros, possibilitando assim a atracação simultânea de até seis embarcações de cruzeiro no local.
A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) inaugura hoje o seu novo prédio operacional e a reforma do cais do Porto de Paranaguá. A reforma do cais é fruto de um investimento de R$89 milhões e vai permitir uma movimentação mais ágil por toda a extensão do porto. O reforço da estrutura também vai tornar possível que o calado do cais seja todo dragado uniformemente a 13,8 metros de profundidade.
As cooperativas paranaenses foram responsáveis, no primeiro trimestre, por 33% do total exportado pelo setor no país. Ao todo, foram US$447,3 milhões em exportações de um total geral de US$1,36 bilhão. O valor atingido pelas cooperativas também representou alta e 16% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o SECEX. O Porto de Paranaguá também é o líder na exportação das cooperativas brasileiras, responsável por 45,97% dos embarques no trimestre com US$ 627,2 milhões, à frente do porto de Santos (SP), com US$ 534,2 milhões e Itajaí (SC), com US$ 98,9 milhões.
A Log-In Logística Intermodal anunciou ontem um acordo de operação compartilhada de longo prazo com a Mercosul Line no serviço de navegação costeira "Atlântico sul", que liga os portos do Mercosul às regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil. O acordo contará com três navios da Log-In (ALDEBARAN, FRISIA KIEL e FRISIA WISMAR) e um da Mercosul Line (MERCOSUL SUAPE). Cada uma terá o direito de comercializar a capacidade proporcional ao porte de seus navios empregados no consórcio, sendo responsável pelos custos incorridos com seus respectivos navios. O serviço, cuja viagem completa dura 28 dias, possui a seguinte rotação: Montevidéu, Buenos Aires, Rio Grande, Navegantes, Santos, Suape, Fortaleza, Salvador, Vitória, Santos, São Francisco do Sul, Navegantes e Montevidéu.
O agronegócio foi responsável por 52,2% de todas as exportações brasileiras no mês de março. Ao todo, o país vendeu US$8,35 bilhões ao mercado externo, alta de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse valor também representa recorde histórico para o mês de março. Os cinco principais setores exportadores foram o complexo soja (US$ 3,47 bilhões), complexo sucroalcooleiro (US$ 737,29 milhões), produtos florestais (US$ 823,59 milhões), café (US$ 454,82 milhões) e carnes (US$ 1,24 bilhão).
O DatamarWeek é enviado às tardes de terça-feira. Edições e gráficos ilustrativos podem ser visualizadas no site do Datamar.
Datamar Consulting
Uma empresa especializada na prestação de serviços de consultoria em transporte marítimo, comércio exterior, gestão portuária, logística, planejamento, análise e interpretação de dados. DatamarWeek é um produto de Datamar Consulting, publicado parcialmente nas edições semanais do Guia Marítimo. Para obter as informações pontuais e detalhadas, entre em contato diretamente com os especialistas.
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