Crescem exportações e cabotagem no Tecon Salvador
Com a leve queda na cotação do dólar, o terminal verificou também um aumento no fluxo de importações
O Terminal de Contêineres de Salvador, operado pelo Grupo Wilson Sons, aumentou o volume de exportações nos quatro primeiros meses do ano em 28% na comparação com o mesmo período de 2015, com destaque para cargas como os polímeros (aumento de 305%) e minérios (111%). O principal destino foi a Índia. Sozinho, o mês de abril já teria representado um aumento significativo, com 22,7% a mais do que a movimentação de exportações registrada no mesmo mês em 2015.
A cabotagem também teve destaque nos resultados do mês, com um expressivo crescimento de 31% em relação a abril de 2015 e de 11% em relação a igual período do ano passado. Este foi o segundo melhor mês em toda a história do terminal e o melhor do ano, um crescimento que o terminal credita à melhoria de custos do modal, entre outros fatores. Nos embarques, o incremento ficou por conta do setor de químicos e petroquímicos. Já nas descargas, os principais responsáveis pelo crescimento foram os segmentos de bebidas e arroz. No acumulado de janeiro a abril deste ano, o aumento foi de 12% em relação a 2015.
No volume total de cargas que passaram pela unidade de janeiro a abril deste ano, o Tecon Salvador movimentou 95.382 Teus, 11% a mais que no mesmo período de 2015.
Com o alívio da discrepância entre o dólar e o real, as importações começam a andar a passos mais acelerados, alcançando o melhor resultado do ano no mercado de importação. O destaque foi para o setor de borracha, com crescimento de 49%, e também 106% em fertilizantes e derivados, na comparação de abril de 15/16.
O Tecon Salvador tem capacidade para movimentar 530 mil Teus por ano em sua área de 118 mil m², e orgulha-se por estar preparado para receber os maiores navios de container do mundo, com um cais preferencial para cabotagem. As instalações são operadas pelo Grupo Wilson Sons, que há 175 anos presta serviços de gestão portuária e marítima para a indústria de óleo e gás, comércio nacional e internacional.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.