Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
O Porto do Rio de Janeiro foi o porto público com maior crescimento percentual de movimentação no Brasil no primeiro semestre de 2025. Entre janeiro e junho, o terminal registrou a operação de 8,4 milhões de toneladas, alta de 24,9% em relação ao mesmo período de 2024, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
Entre os principais avanços, a carga conteinerizada cresceu 13,2%, o granel sólido avançou 49% (com destaque para o ferro gusa), enquanto o granel líquido subiu 72,7% e a carga geral apresentou expansão de 81,6%.
A participação da carga conteinerizada foi predominante, representando 68,8% do total movimentado. Já os granéis sólidos responderam por 14,8%, e os líquidos e gasosos por 10,5%.
Segundo Flavio Vieira, diretor-presidente da PortosRio, os resultados são fruto direto de investimentos em infraestrutura e de uma estratégia voltada à diversificação de cargas:
“O Porto do Rio de Janeiro demonstra que competitividade e eficiência operacional são essenciais para enfrentar diferentes cenários econômicos. Alcançamos esse crescimento expressivo antes da entrada em vigor de medidas protecionistas, como o recente aumento de tarifas anunciado pelo governo dos Estados Unidos, mas confiamos na nossa capacidade de adaptação e reforçamos a importância de mantermos o foco em inovação, produtividade e parcerias estratégicas.”
Com os resultados, o Porto do Rio de Janeiro reforça seu papel estratégico no comércio exterior brasileiro, consolidando-se como um dos hubs mais dinâmicos do país.

Notícias do dia
-
Logística
Novas regras da ANTAQ e Receita Federal alteram cobrança de sobrestadia
-
Cabotagem
Log-In atinge recordes de receita e EBITDA no 2º trimestre
-
Ferroviário
VLI reduz 8,6% o consumo de combustível no Corredor Norte e evita emissão de 3 milhões...
-
Comércio Exterior
Brasil acelera diversificação das exportações e mira novos mercados na Ásia e Europa
-
Logística
Costa Brasil lança solução para cargas refrigeradas no Norte e Nordeste
-
Terminais
APM Terminals Pecém registra alta de 38,75% e mira novo recorde anual em 2025
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.