Otimismo para o mercado logístico
Executivo avalia 2016 como ano de superações e prospecta cenário de otimismo para 2017
Um levantamento da Fiesc (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) apontou que 64% das empresas de comércio exterior catarinenses vão fechar o ano com aumento nas exportações. Realizada com 140 empresas de pequeno, médio e grande portes, a pesquisa aponta que 26,5% das companhias projeta estabilidade nos valores exportados e 9,2% preveem redução.
Para Ivo Mafra, presidente da DC Logistics Brasil, 2016 foi de superação e muito trabalho, mas ressalta que no comparativo com 2015, as estatísticas até agosto demonstram queda de volumes nas importações (- 35%) e crescimento de volumes nas exportações (+9,8%). “A demanda por crédito e o aumento da inadimplência dificultam o gerenciamento do negócio”, avalia.
Mas apesar das dificuldades, o executivo aponta que o setor teve que se superar em função da crise, e mais do que um ano complicado, ele ressalta o ano como “um ano de testar capacidades empresariais”. Salientando: “Controlar despesas, ser seletivo na concessão de créditos, buscar novos mercados para compensar queda nas vendas, estar preparado para trabalhar com menores margens e ter um time comprometido e vencedor nos fizeram superar esse período”, revelou Ivo.
Para 2017 a expectativa é de cautela e volta do crescimento da economia, citando medidas como a do teto da dívida pública. “O mercado pode esperar um futuro melhor já que investidores podem voltar a atuar. Esperamos que outras medidas para a redução do tamanho do Estado na economia e a maior eficiência ocorram para voltemos a crescer, mesmo que timidamente em 2017”, finalizou o Presidente da DC.

Notícias do dia
-
Logística
Asia Shipping utiliza contêineres NOR para driblar falta de equipamentos no mercado e...
-
Opinião
O que a disrupção na cadeia logística pode provocar
-
Logística
Maersk apresenta alternativas para manter as prateleiras abastecidas mesmo em tempos...
-
Comércio Exterior
Balança comercial de abril de 2022
-
Cenário
O Brasil e o futuro do mundo
-
Opinião
Um novo terminal de contêineres no porto de Santos (STS10): restrições à concorrência...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.