Yara conquista certificação de Operadora Econômica Autorizada pela Receita Federal

Empresa é a primeira do segmento de fertilizantes no País a conseguir a classificação que atesta segurança, controle e agilidade na cadeia logística

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, é a primeira empresa do segmento de fertilizantes no País a obter o certificado OEA (Operador Econômico Autorizado). Concedido pela Receita Federal às companhias que passam por uma avaliação em relação ao cumprimento dos requisitos aduaneiros, o documento atesta que a empresa possui agilidade, previsibilidade e segurança, um diferencial competitivo no mercado, com impactos positivos para toda a cadeia logística na qual está inserida.

Entre os benefícios que os clientes e parceiros da Yara já podem usufruir estão a mitigação e a gestão de riscos aduaneiros associados às conformidades nas operações logísticas. Ou seja, a operação se torna mais ágil e protegida para todos a partir do trabalho realizado por uma empresa certificada. Por exemplo, o tempo médio do despacho de importação via modal marítimo é muito menor se comparado com o de uma empresa que não possui a validação do OEA.

Segundo Alberto Rodrigues, diretor de Logística da Yara, o título posiciona a Yara em um novo patamar nas operações de Comércio Exterior. O processo para obtenção do certificado começou há nove meses e envolveu diversas áreas da empresa, com adaptações de procedimentos e auditorias. "É um compromisso espontâneo e pioneiro assumido pela Yara, com foco em entregar o melhor serviço para nossos clientes e parceiros. Essa certificação nos distingue e certamente trará benefícios para toda a cadeia do agronegócio, especialmente no que tange ao fertilizante", afirma.

A certificação é dividida em duas etapas: Conformidade e Segurança. A primeira, que é voltada para a importação, já foi entregue e está vigente. Já a segunda, direcionada à exportação, tem previsão de conclusão dos trâmites no segundo semestre deste ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.