Transição marítima para novas energias

O setor de transporte marítimo continua sua transição para novas fontes de energia para propulsão de navios, segundo dados do analista Clarkson Research Services. As novas construções estão liderando pela frente. 63% da tonelagem GT encomendada em 2022 pertence a navios que podem ser movidos a combustíveis alternativos. No mesmo período de 2020 e 2021, esta percentagem situou-se em cerca de 30%. O GNL continua a ser a opção mais selecionada, com 59% de todos os pedidos, contra 28% no mesmo período de 2020.

O percentual restante (4%) inclui quatro navios porta-contêineres equipados para usar metanol como combustível e uma série de navios-tanque para o transporte de gases liquefeitos de petróleo (GLP), movidos pelo mesmo combustível. Além disso, 26 navios foram encomendados com baterias, para reduzir o consumo de energia.

CMA CGM e FueLING realizaram o primeiro abastecimento da Ásia de navio de contêiner movido a GNL

As opções de combustível “atualizáveis” também se tornaram uma tendência. Pelo menos 20 navios que usarão inicialmente GNL são projetados para posterior conversão para propulsão de metanol ou amônia.

Um aspecto merece consideração especial, no entanto. Clarkson sublinhou o fato de que o preço do GNL é atualmente muito mais alto, o que torna difícil os navios com gás bicombustíveis ou mais combustível combustível com baixo de motores leves, agora consideravelmente mais barato.

fonte: transportjournal.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.