Porto Itapoá adquire novo scanner para inspeção de contêineres

A expectativa do Terminal é dobrar a capacidade de inspeção, aumentando a qualidade e velocidade de vistorias

O Porto Itapoá adquiriu um novo scanner para inspecionar os contêineres que entram em seu pátio. O equipamento modelo HCVM XT, da empresa britânica Smiths Detection, é o primeiro em território brasileiro. A nova aquisição - um investimento de cerca de R$ 10 milhões – chegou em janeiro e deve entrar em operação até março.

A expectativa é que o novo aparelho traga um importante ganho de produtividade, segundo o diretor de Operações, Meio Ambiente e Tecnologia do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr. O terminal catarinense passará agora a atuar com dois scanners. “Isso traz mais segurança para todos os envolvidos no processo: Receita Federal, Exportadores, Importadores, Transportadores e colaboradores do Porto Itapoá”.

O novo scanner, destaca o diretor, é de última geração e possui tecnologia que melhora a eficiência das atividades de inspeção. “Temos feito importantes investimentos em tecnologia para ampliar nossa segurança e capacidade operacional”, diz Sergni.

O delegado da Alfândega da Receita Federal de São Francisco do Sul, Claiton Meyer, responsável pela atuação da instituição em Itapoá, reforçou a importância dos equipamentos. “A utilização de dois escâneres significa um aumento da disponibilidade de equipamentos para as vistorias. Com a entrada em operação do novo escâner, além da maior quantidade de vistorias de contêineres em um tempo menor, a tendência é a diminuição da necessidade de vistorias físicas”.

Além disso, Meyer destaca o ganho qualitativo das vistorias. “O novo scanner a ser utilizado no Porto Itapoá trará melhor qualidade de imagem, dessa forma, facilitará a identificação das mercadorias constantes na unidade de carga e, consequentemente, ajudará na identificação de ilícitos”, explica o delegado.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.