Brado expande operações de contêineres em Cascavel para atender mercado avícola

Volume transportado por ferrovia cresceu mais de 14% de janeiro a agosto de 2020 na região Oeste. Novo acordo comercial com a Cotriguaçu traz perspectivas positivas para os próximos meses

Com um planejamento integrado para oferecer a melhor solução no transporte de contêineres do produtor até o consumidor, a Brado movimentou de janeiro a agosto de 2020, cerca de 14,7 mil TEUS entre o terminal ferroviário da Cotriguaçu Cooperativa Central e o Porto de Paranaguá. A operação é concentrada 100% no transporte frigorificado de aves para o mercado de exportação. O volume movimentado representou um crescimento superior a 14% no comparativo com o mesmo período do ano passado.

Para tornar ainda mais eficiente e produtiva a operação, a Brado assinou em maio um novo acordo comercial com a Cotriguaçu para expandir o volume das operações e otimizar o transit-time (tempo de viagem) das cargas transportadas. A perspectiva para o segundo semestre é um aumento de 40% no volume médio mensal de contêineres refrigerados.

"É uma solução logística multimodal com enorme potencial de crescimento para atender o mercado avícola das cooperativas do Oeste", projeta Vinicius Cordeiro, Gerente Executivo Comercial da Brado. "Os resultados demonstram a eficiência do transporte multimodal em relação a sustentabilidade, segurança e a pontualidade das operações" acrescenta.

Resultados e novas soluções

Três fatores são avaliados pela Brado em relação aos níveis de serviço. A empresa monitora o atendimento SLA (também conhecido como Deadline - que avalia o cumprimento dos prazos previstos em toda operação, da origem até o destino), o percentual de acidentes e os índices de segurança da carga.

"A qualidade das operações aliada a alta tecnologia garantem uma operação segura. No último ano não ocorreu nenhuma avaria e o cumprimento dos prazos assumidos com os clientes foi de praticamente 100%", explica Cordeiro.

Outra iniciativa em andamento são os testes para que todo processo de refrigeração dos contêineres seja feito somente no terminal da Cotriguaçu, em Cascavel. Hoje, o transporte de carnes frigorificadas por contêineres leva em média de 5,5 dias no trajeto de 600 quilômetros até o Porto de Paranaguá. Nesta rota, os contêineres passam também por um processo de reforço na refrigeração em Guarapuava. A nova solução vai eliminar essa parada em Guarapuava reduzindo em até 24 horas o tempo da viagem, ou seja, ganho de 18% no fluxo operacional.

"A parceria com a Brado trouxe novas perspectivas para o modal ferroviário. O planejamento conjunto é essencial para otimizar ainda mais esse fluxo de exportação tão importante para as cooperativas do Oeste do Paraná", afirma Gilson Luiz Anizelli, Superintendente da Cotriguaçu.

Mais sustentável

A operação multimodal com base ferroviária também traz ganhos para o meio ambiente. A redução na emissão de CO² é até 5 vezes menor no transporte de cargas por ferrovia. A análise leva em conta o volume transportado por ferrovia pelos trens em comparação ao modal rodoviário.

O levantamento feito pela Companhia nas operações da Cotriguaçu, entre janeiro de 2019 e agosto de 2020, mostram que a solução multimodal representou uma redução de 39,7 mil de toneladas de CO2 no comparativo com o modal rodoviário.

Novo fluxo

Além do mercado de exportação, a Brado está estruturando uma nova operação de importação para atender a agricultura do Oeste paranaense. Em agosto, o primeiro trem carregado com 560 toneladas de fertilizantes descarregou no terminal ferroviário de Cascavel. A estratégia da Companhia é tornar a operação regular na região, assim como já acontece em Cambé, no Norte do Paraná, com média de um trem por semana.


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