Amport destaca impacto transformador da Ferrogrão em encontro regional

A Associação dos Terminais Portuários e Estações de Transbordo de Cargas da Bacia Amazônica (Amport) teve participação destacada no Encontro Regional de Mobilização em Prol da Ferrogrão, realizado em Novo Progresso (PA) no último dia 15. O evento, atendendo ao requerimento do senador Zequinha Marinho (Podemos – PA) em nome da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal, reuniu líderes e especialistas para discutir o futuro da Ferrogrão.

A construção da Ferrogrão, atualmente sobrestada até a apresentação de estudos complementares ao Centro de Soluções Alternativas de Litígios do Supremo Tribunal Federal (STF), é uma obra estruturante que promete desafogar o transporte rodoviário na BR-163. Essa ferrovia crucial fará a ligação entre o município de Sinop, no Mato Grosso, e os portos de Miritituba, no Pará, contribuindo significativamente para uma maior eficiência no escoamento de grãos.

Flávio Acatauassú, presidente da Amport, apresentou os inúmeros benefícios da Ferrogrão durante o evento. Ele ressaltou a importância da ferrovia como modal de transporte complementar à BR-163, destacando que a mesma contribuirá para a redução das emissões de CO² em mais de quatro milhões de toneladas por ano. Além disso, enfatizou a geração de mais de 14 mil empregos diretos, proporcionando mão de obra qualificada na região.

A Ferrogrão é peça fundamental para o escoamento da produção agropecuária, incluindo milho, soja, algodão, açúcar e etanol, assim como para a movimentação de combustíveis, fertilizantes e produtos manufaturados na Zona Franca de Manaus. O transporte será realizado de maneira eficiente e com custos competitivos, promovendo a geração de impostos e empregos locais.

Flávio destacou a importância de avançar com a Ferrogrão, respeitando os resultados dos estudos, e salientou que o processo de concessão deve prosseguir. A obra é vista como essencial para elevar a qualidade de vida e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na região do Arco Amazônico e contribuir para o desenvolvimento econômico nacional.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.