VLI reduz 8,6% o consumo de combustível no Corredor Norte e evita emissão de 3 milhões de toneladas de CO²
Investimentos em eficiência energética e uso do sistema Leader impulsionam resultados da jornada ESG da companhia.
A VLI — companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais — registrou uma queda de 8,6% no consumo de combustível no Corredor Norte, que conecta o Tocantins ao sistema portuário do Maranhão. O resultado, divulgado no Relatório de Sustentabilidade VLI 2024, é fruto de investimentos em otimização de operações e eficiência energética, evitando o consumo de cerca de 1,3 milhão de litros de diesel e a emissão de aproximadamente 3 milhões de toneladas de CO² na atmosfera.
“Os dados alcançados qualificam ainda mais o Corredor Norte como exemplo de eficiência energética no sistema ferroviário brasileiro. Nossos esforços em capacitação de maquinistas, planejamento e adoção de tecnologias visam ampliar ainda mais esse impacto positivo em toda a operação da VLI, alinhados ao compromisso público de reduzir as emissões de gases de efeito estufa por tonelada transportada em 15% até 2030”, afirma Alessandro Gama, diretor-executivo de Planejamento, Engenharia e Tecnologia da VLI.
Uma das principais ferramentas para atingir o resultado foi o sistema Leader, instalado na frota premium de locomotivas da empresa. O recurso permite condução semiautônoma acima de 8 km/h, otimizando aceleração, frenagem e consumo de potência em tempo real. Isso reduz variáveis operacionais, desgaste de equipamentos e consumo de combustível.
Na Ferrovia Norte-Sul, trens com o Leader alcançaram eficiência energética de 1,51 litros/ktkb (mil tonelada quilômetro bruto), contra 1,66 litros/ktkb dos trens sem a tecnologia — uma economia significativa de diesel e redução nas emissões. Atualmente, mais de 80% do percurso da VLI no Corredor Norte já utiliza o sistema.
O Leader também está em operação nos Corredores Sudeste e Leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), ligando o Centro-Oeste ao Porto de Santos e o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo. A meta da companhia é ampliar o uso na FCA para os mesmos patamares da FNS, o que pode gerar economia de cerca de 7% no consumo de combustível até o fim de 2026.
Até maio de 2025, a VLI já havia reduzido 10,79% das emissões de gases de efeito estufa em relação ao ano-base 2020, considerando todas as operações ferroviárias da empresa.
A iniciativa integra a Jornada ESG VLI, um conjunto de compromissos públicos sociais, ambientais e de governança com horizonte até 2030, voltado à transformação da logística nacional de forma mais sustentável, gerando valor para pessoas, negócios e o planeta.

Notícias do dia
-
Logística
Novas regras da ANTAQ e Receita Federal alteram cobrança de sobrestadia
-
Cabotagem
Log-In atinge recordes de receita e EBITDA no 2º trimestre
-
Ferroviário
VLI reduz 8,6% o consumo de combustível no Corredor Norte e evita emissão de 3 milhões...
-
Comércio Exterior
Brasil acelera diversificação das exportações e mira novos mercados na Ásia e Europa
-
Logística
Costa Brasil lança solução para cargas refrigeradas no Norte e Nordeste
-
Terminais
APM Terminals Pecém registra alta de 38,75% e mira novo recorde anual em 2025
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.