Ferrovia Norte-Sul: Brado promete novo ciclo de desenvolvimento e competitividade para Goiás, Tocantins e Distrito Federal

Operação multimodal da empresa deve contribuir para redução de 160 mil toneladas de C02 nos próximos cinco anos no trajeto entre o Porto Seco de Anápolis e o Porto de Santos

A conclusão das obras realizadas pela Rumo na Ferrovia Norte-Sul representa um marco significativo que impulsionará um novo ciclo de desenvolvimento e oportunidades para os estados de Goiás, Tocantins e o Distrito Federal.

A empresa responsável por desenvolver soluções multimodais, a Brado, está prestes a iniciar as operações com contêineres no trecho que conecta Goiás ao Porto de Santos. Esse avanço permitirá atender mercados diversos, desde produtos agropecuários até industrializados, diferentemente dos vagões tradicionais.

A partir do Porto Seco Centro-Oeste, em Anápolis, a ferrovia atenderá os mercados de exportação de algodão, mineração, siderurgia e alimentos, incluindo açúcar, farelo de soja e grãos em contêineres, além de proteínas bovinas por meio das operações com contêineres refrigerados. Esses mercados já movimentam aproximadamente 45 mil contêineres anualmente, sendo que mais de 65% têm como destino o Porto de Santos.

A expectativa é de que a região de Goiás e o Sul do Tocantins alcancem maior eficiência logística e competitividade, impulsionando setores-chave de suas economias, como a agropecuária e a indústria. Experiências anteriores em cidades como Rondonópolis (MT) demonstram como a ferrovia pode ser um forte indutor de desenvolvimento econômico, resultando em um aumento no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e tornando-as importantes centros econômicos.

A nova ferrovia traz uma vantagem competitiva, pois oferece maior capacidade de movimentação de cargas, antes transportadas exclusivamente por meio rodoviário. O Terminal de Contêineres do Porto Seco é um exemplo disso, representando um resultado da expertise adquirida ao longo dos anos, permitindo redução de custos operacionais e atraindo novos interessados para o modal ferroviário.

Além da competitividade, a Ferrovia Norte-Sul proporciona benefícios em termos de segurança e eficiência. O transporte por via férrea possui menor risco de acidentes e roubos em comparação com o transporte rodoviário, o que traz tranquilidade para as empresas que utilizam essa modalidade. A eficiência também é ampliada, uma vez que a ferrovia possibilita o transporte de grandes volumes de carga de uma só vez, otimizando a logística de distribuição.

A nova rota de operação da Brado conectada à Ferrovia Norte-Sul captará os mercados de importação de insumos para as indústrias e o agronegócio do estado goiano, além dos bens de consumo que serão distribuídos para as populações de Goiás, Distrito Federal e sul do Tocantins. Entre as importações destacam-se segmentos como agroquímicos, peças de máquinas, equipamentos e plásticos, totalizando mais de 16,5 mil contêineres ao ano.

A estratégia da Brado representa uma quebra de paradigma na logística brasileira, equilibrando o fluxo de ativos rodoviários e ferroviários, com trens circulando praticamente cheios em ambos os sentidos. Essa abordagem trará benefícios adicionais, como maior sustentabilidade ao transporte de cargas e redução das emissões de CO2. A multimodalidade da Brado, que combina trens e caminhões para o transporte, oferece uma alternativa mais sustentável em relação ao transporte exclusivamente rodoviário.

Em suma, a conclusão das obras da Ferrovia Norte-Sul, em conjunto com as operações com contêineres da Brado, desempenhará um papel crucial no desenvolvimento econômico das regiões atendidas, impulsionando setores-chave, garantindo eficiência logística, segurança e sustentabilidade. A integração dos modais ferroviário e rodoviário criará novas oportunidades para o crescimento das economias locais, reforçando a importância das soluções multimodais para o país.


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