MRS apresenta as principais entregas sob a ótica de sustentabilidade

O Relatório de Sustentabilidade da MRS reflete os esforços da companhia nas questões ambientais, sociais e de governança, trazendo maior transparência na divulgação de resultados

Em 2020, a MRS lança seu primeiro Relatório de Sustentabilidade produzido de acordo com parâmetros da Global Reporting Initiative (GRI). Isso significa a escolha, pela empresa, do modelo mais adotado por grandes companhias em todo o mundo para dar publicidade sobre suas ações e resultados corporativos aos seus diferentes públicos de relacionamento (stakeholders). Na abertura do relatório, o presidente da MRS, Guilherme Mello, explica a importância da publicação.

“Damos um importante passo e tornamos público aos nossos stakeholders o compromisso da MRS com práticas e ações sustentáveis, por meio da divulgação da primeira edição do Relatório de Sustentabilidade, guiado pelas diretrizes da mundialmente reconhecida GRI. Embora esta seja nossa primeira publicação do tipo, as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) que mantemos estão devidamente incorporadas em nossas operações e processos diários. Estamos entre as maiores ferrovias de carga em produtividade do mundo e temos ciência do nosso papel”, escreveu o executivo.

O relatório da MRS é 100% digital, em alinhamento com as práticas mais atuais. A página pode ser acessada no endereço. A versão online facilita a iteratividade e pesquisa dos temas. O documento é dividido em oito capítulos: A MRS, Governança corporativa, Desempenho operacional e financeiro, Relacionamento com a sociedade, Saúde e segurança, Gestão ambiental, Perspectivas e Relatório de Sustentabilidade 2019. A divisão por seções facilita a localização das informações de interesse de cada leitor, uma das premissas da GRI.

Relatório de Sustentabilidade é um produto multiprofissional, isto é, é feito com informações e contribuição de muitas áreas da empresa. No caso da MRS, áreas como Meio Ambiente, Recursos Humanos, Engenharia e Manutenção, Financeiro, Relações Institucionais, Operação, Jurídico, Comunicação, Comercial entre outras. A Gerência Geral de Finanças foi a responsável por coordenar todos os trabalhos, sendo a interface entre a MRS, suas áreas e a empresa que apoiou o desenvolvimento do relatório, a consultoria BlendOn.

“O trabalho de criação e desenvolvimento do Relatório de Sustentabilidade foi um aprendizado para todos. Passamos a conhecer melhor a metodologia GRI e pudemos aprofundar ainda mais o conhecimento da equipe a respeito das práticas de sustentabilidade, uma vez que foram recebidas informações sobre várias áreas e projetos da empresa. A divulgação dos impactos ambientais, sociais e econômicos das atividades da companhia está vinculada às boas práticas propostas pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). É um orgulho entregar um produto como esse à sociedade, para que todos possam conhecer melhor a MRS”, afirma a Diretora de Finanças e Desenvolvimento, Fabricia Souza.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Um dos destaques da publicação é a apresentação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) diretamente relacionados às iniciativas e ações conduzidas pela MRS. Os ODS são desdobramentos de decisões tomadas em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), em coordenação com governos, sociedade civil e demais organismos multilaterais. Basicamente são ações globais para a “promoção da prosperidade e do bem-estar, a proteção do meio ambiente e o enfrentamento das mudanças climáticas”. Ao todo, a ONU listou 17 objetivos e a MRS tem atividades que se relacionam com 10 deles.

GRI

A GRI é uma organização criada em 1997. Ela criou e vem aprimorando uma metodologia de apresentação de resultados corporativos de forma que impactos econômicos, sociais e ambientais sejam representados de forma clara e compreensível para um amplo público. A metodologia GRI cria padrões para divulgação das informações e permite, por exemplo, uma identificação mais fácil de qual empresa de determinado setor tem o melhor desempenho econômico-financeiro ou as melhores práticas ambientais. Segundo uma pesquisa conduzida pela consultoria KPMG (Survey of Corporate Responsibility Reporting, de 2017), 93% das 250 maiores empresas do mundo divulgam relatórios de sustentabilidade GRI.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.