Santos Brasil recebe comitiva do Santos Export no Tecon Santos

Grupo foi conferir a fase final das obras de extensão do cais e conhecer de perto a operação do maior terminal de contêineres da América do Sul

A Santos Brasil recebeu nesta segunda-feira (23) a comitiva do evento Santos Export para uma visita às obras de ampliação e modernização do Tecon Santos, que têm conclusão prevista para meados de setembro. Iniciada em 2019, essa primeira fase do projeto incluiu a ampliação do cais do terminal em 220 metros, totalizando 1.510 metros; o aprofundamento do cais e reforço de estrutura para a instalação de trilhos para novos portêineres de última geração, ao longo de 1.090 metros (dos berços 1 e 2 do Tecon Santos e do Terminal de Veículos, o TEV); e o aumento da profundidade máxima do cais para 16 metros.

Com a finalização dessas obras, o Tecon Santos será o único terminal da América do Sul com capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366m, possibilitando o atendimento de maneira eficiente da demanda prevista para o porto, com a chegada dessa nova categoria de embarcação, incrementando o nível de serviço e a experiência dos usuários do terminal.

A ampliação e modernização do Tecon Santos contou até agora com investimentos de aproximadamente R﹩ 350 milhões e esse valor deve chegar a R﹩ 550 milhões até o fim de 2021. Além das obras civis e da aquisição de equipamentos de última geração (dois novos portêineres com 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros e capacidade para movimentar até 100 toneladas, 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio - todos já em operação), a Companhia está destinando cerca de R﹩ 40 milhões para projetos na área de TI, que incluem a compra e implementação de um novo TOS (Terminal Operating System), o OPUS da CyberLogitec, e a aquisição de softwares e equipamentos que permitirão maior utilização da inteligência artificial no planejamento e operação.

O total de investimentos previsto no projeto é da ordem de R﹩ 1,5 bilhão em valores atualizados até 2031, aumentando a produtividade operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação e ampliando em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,4 milhões de TEU/ano.

A comitiva do Santos Export, formada por executivos de empresas do setor e representantes de entidades do poder público, entre outros, foi recepcionada por Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil. Além de visitar o trecho em obras, os visitantes puderam ver de perto as operações de cais e de pátio do maior terminal de contêineres da América do Sul e conhecer o novo CCO (Centro de Controle de Operações), inaugurado no ano passado e cuja configuração permite que a equipe da Santos Brasil acompanhe de maneira integrada informações detalhadas sobre navios, portêineres, atividade dos gates, recebimento e entrega de cargas, movimentação na ferrovia, posicionamento de contêineres nos armazéns, housekeeping do pátio, índices de utilização de recursos e faróis de alerta operacionais entre outros.

De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, a conclusão da primeira fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos é um importante marco não apenas para a Santos Brasil, mas também para o porto de Santos que vive um momento virtuoso de crescimento e que requer mais capacidade e eficiência dos terminais. "A Santos Brasil trabalha com uma visão de longo prazo, por isso mantivemos os investimentos estratégicos mesmo durante a pandemia. Adotamos todos os cuidados sanitários necessários e chegamos com segurança à fase final das obras. Estamos preparados para atender com excelência a demanda do porto e contribuir com o incremento do comercio exterior brasileiro", diz.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.