Ministro inaugura píer para granéis líquidos e anuncia investimentos no Porto de Santos

Novo local de atracação fica na Ilha Barnabé, margem esquerda do Porto

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inaugurou, nesta quinta-feira (23), o pier Ageo São Paulo. O evento, na Ilha Barnabé, margem esquerda do Porto de Santos é um marco, pois há 35 anos não se oferecia um cais público para o setor de granéis líquidos no complexo portuário santista. O início das novas operações no cais tornará mais rápido o recebimento de granéis líquidos em Santos, reduzindo a espera.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também autorizou a Ageo a iniciar investimentos para a implantação da nova bacia de tancagem no seu terminal. Ele agradeceu o presidente Lula e elogiou a memória do fundador da Ageo, Carlos Santiago. "A Ageo é referência no setor. Esse tipo de investimento vai gerar empregos e desenvolvimento para o país."

Costa Filho ainda destacou que em dezembro o túnel Santos-Guarujá será anunciado, "uma obra que, depois de cem anos, finalmente vai sair do papel." Ele também afirmou que serão feitos investimentos em dragagem com o objetivo de se alcançar os 17 metros no canal de navegação do Porto de Santos.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, agradeceu o ministro Silvio Costa Filho e à Ageo pelos investimentos no maior porto do Hemisfério Sul.

Os participantes puderam conhecer o navio Stena Proman, movido a metanol, considerado um "navio verde" por zerar emissão de carbono. O evento contou com a secretária executiva de Portos, Mariana Pescatori; do CEO da Ageo, Matheus Ruiz Santiago; de representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL) e Praticagem, dentre outras instituições.

O novo píer da Ageo Terminais teve investimento de R$ 187 milhões, com infraestrutura para navios classe LR1, aumentando em 25% a capacidade de atracação para navios de granéis líquidos na ilha Barnabé, no Porto de Santos.

Com o novo píer o Porto de Santos se fortalece no comércio internacional com a redução de tempo de espera por falta de berços especializados, alcançando também níveis de atracação de granéis líquidos equivalentes aos desempenhos dos portos da Europa e América.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.