Tora firma joint venture com terminal portuário no Rio de Janeiro para expandir atuação na logística de cargas importadas consolidadas
Parceria entre a companhia e a ICTSI Rio Brasil 1, que administra terminal de contêineres no estado, fomenta transporte multimodal em DTA; destino das cargas é o recinto alfandegado Clia (Centro Logístico Industrial Aduaneiro) da Tora em Betim (MG)
Parceria entre a companhia e a ICTSI Rio Brasil 1, que administra terminal de contêineres no estado, fomenta transporte multimodal em DTA; destino das cargas é o recinto alfandegado Clia (Centro Logístico Industrial Aduaneiro) da Tora em Betim (MG)
Com o objetivo de expandir a atuação na logística integrada de contêineres e na multimodalidade, o Grupo Tora, especializado em soluções logísticas, firmou, neste mês, uma parceria com a empresa portuária International Container Terminal Services Inc. (ICTSI Rio). O novo serviço é destinado para o transporte de cargas importadas consolidadas LCL (Less Container Load) de todos os segmentos, que incluem desde produtos manufaturados até matérias-primas. O destino das cargas, que serão transportadas em regime de DTA (Declaração de Trânsito Aduaneiro), é o recinto alfandegado Clia (Centro Logístico Industrial Aduaneiro) da Tora em Betim (MG).
A joint venture firmada entre a Tora e o ICTSI Rio, que administra um terminal de contêineres no porto do Rio de Janeiro, fomenta a multimodalidade, uma vez que as cargas serão transportadas pelos modais rodoviário e ferroviário. De acordo com Adriana Coimbra, gerente geral comercial do Clia da Tora, o objetivo da parceria é criar alternativas para fomentar novos serviços, "a fim de trazer maior sinergia, otimização e redução de custo na cadeia logística do comércio exterior brasileiro." "Também pretendemos oferecer ao mercado um tratamento personalizado para esse perfil de carga LCL", explica. Segundo ela, há um potencial para movimentação no terminal portuário em direção ao Clia Betim de cerca de 40 contêineres por mês.
O trabalho da Tora consiste no fornecimento dos contêineres e realização do transporte multimodal desde o terminal portuário ICTSI no Rio de Janeiro até o destino (Clia Betim). O ICTSI fica responsável pela recepção da carga de longo curso no porto, transbordo do material para unidades “40 feet” (medida de um contêiner que corresponde a 12,19 metros) da Tora e termina com o carregamento dos vagões no terminal. A regularidade da logística inclui saídas semanais.
"A Tora e a ICTSI oferecem solidez ao mercado de transporte de cargas, sempre inovando para atender ao cliente de acordo com suas necessidades. Com gestão integrada, o serviço é realizado por meio do transporte multimodal, tendo a ferrovia como modal mais seguro e com grande impacto direto na redução de CO2", declara André Lemos Tavares, gerente comercial da ICTSI Rio.
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