Brasil Terminal Portuário celebra renovação de contrato e investimento de R$ 1,9 bi no Porto de Santos

A Brasil Terminal Portuário (BTP) anunciou a renovação bem-sucedida de seu contrato de arrendamento no Porto de Santos, conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça-feira (19). Autorizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Autoridade Portuária de Santos, a BTP prorrogará seu contrato por mais 20 anos, comprometendo-se a investir R$ 1,9 bilhão no terminal de contêineres nos próximos anos.

Este investimento representa um dos maiores aportes privados em infraestrutura portuária no Brasil nos últimos 10 anos. O processo de renovação, iniciado em maio de 2021, seguiu todas as etapas regulatórias, com transparência e esclarecimentos diligentes aos órgãos competentes, culminando na aprovação unânime pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no último dia 6.

Ricardo Arten, CEO da BTP, destacou que a prioridade da empresa é aumentar a capacidade operacional do terminal em 40%, promovendo eficiência e sustentabilidade. "Nossa ambição é ser referência em operação portuária de excelência, alinhada às diretrizes de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG), contribuindo para o desenvolvimento econômico, geração de empregos, respeito ao meio ambiente e inclusão social", afirmou Arten.

A BTP planeja aumentar a movimentação do terminal para até 2,1 milhões de TEU/ano, investindo na aquisição de equipamentos eletrificados, novas defensas marítimas, automação dos gates e obras civis de readequação. Patricio Junior, presidente do Conselho de Administração da BTP, enfatizou o compromisso contínuo dos investidores no Brasil. "Acreditamos no potencial gigantesco do país. Para avançarmos, os investidores precisam de regras claras e segurança jurídica. A previsibilidade impulsiona negócios, atrai oportunidades e cria empregos", declarou.

Leo Huisman, vice-presidente para as Américas da APM Terminals, ressaltou que a renovação do contrato é essencial para elevar o patamar da infraestrutura portuária e aumentar a competitividade do setor no comércio internacional.

Durante a fase de obras, a BTP prevê a contratação de aproximadamente 500 colaboradores diretos e mil indiretos, contribuindo para o desenvolvimento da região da Baixada Santista. Celebrando seu 10º aniversário em 2023, a BTP alcançou a marca de mais de 14,8 milhões de TEU embarcados e desembarcados, conectando o Porto de Santos a destinos nos cinco continentes.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.