BIC e DCSA colaboram para padronizar a identificação de instalações de contêineres

BIC lança API para permitir acesso digital universal

BIC (Bureau International des Containers) e DCSA (Digital Container Shipping Association) anunciaram hoje a conclusão de sua colaboração para padronizar os códigos usados ​​para identificar instalações como depósitos, pátios de contêineres, fornecedores de M&R e outras instalações de contêineres da cadeia de abastecimento. Graças à participação ativa das transportadoras marítimas membros da DCSA, bem como de várias das maiores empresas de leasing, as organizações conseguiram um banco de dados limpo e legível por máquina de mais de 11.000 instalações em 160 países. Cada instalação no banco de dados agora tem um endereço estruturado, coordenadas GPS e um Código de Instalação BIC de 9 caracteres atribuído a ela que pode ser facilmente consumido pelos sistemas de TI existentes para facilitar a adoção.

Técnicas de aprendizado de máquina foram usadas para higienizar e alinhar cerca de 30.000 códigos de instalações de 10 principais operadoras e locadoras, resultando em nomes de instalações, endereços, coordenadas de GPS harmonizados de alta qualidade e o código padronizado que a indústria estava procurando. Os padrões DCSA Track & Trace, por exemplo, agora se referem ao BIC Facility Code para identificar locais para eventos da cadeia de suprimentos sem ambiguidade.

A API, atualmente disponível no SwaggerHub, permitirá aos participantes da cadeia de suprimentos garantir que seus sistemas estejam utilizando um código único e padronizado para cada instalação de contêiner. Aqueles que desejam hospedar sua própria versão podem se inscrever para atualizações automáticas síncronas para garantir que estejam sempre atualizados. Além disso, a API atende às listas de códigos BIC Facility Code e SMDG Ocean Terminal, o que significa que a indústria pode acessar uma API única para mais de 11.000 Códigos BIC Facility e mais de 900 códigos SMDG Ocean Terminal.

O Código de Instalação BIC, ou “Locode”, foi originalmente desenvolvido sob o padrão internacional ISO 9897, atribuído ao BIC em 1997 e agora é um “código filho” listado da ON/Locode. Espera-se que a adoção dos códigos harmonizados resulte em uma comunicação mais suave entre as partes, identificação mais rápida de instalações por terceiros, como transportadoras de automóveis e fornecedores de telemática, comunicações mais eficientes entre locador e locatário relacionadas a contratações on/off e melhor visibilidade para BCOs. Olhando para o futuro, os geo-recursos (coordenadas geo-fencing) são planejados, o que tornará o banco de dados ainda mais valioso para os operadores de contêineres inteligentes ou ativos que procuram confirmar automaticamente a instalação em que um contêiner está localizado, ou para permitir a automação baseada na localização.

“Nos últimos anos, a mentalidade de armazenamento de dados de nossa indústria deu lugar rapidamente a uma nova apreciação da padronização e do compartilhamento eficiente de dados. Esse novo enfoque nos permitiu realizar uma harmonização global de código de instalação que há muito desejamos concluir, em grande parte graças à assistência do DCSA em envolver ativamente as principais operadoras. Além disso, os participantes estão ansiosos para adotar a API, o que garantirá que os códigos harmonizados estejam amplamente disponíveis e em sincronia no futuro. Vemos isso como um facilitador importante para os esforços de digitalização em andamento no setor ”, disse Douglas Owen, Secretário-Geral do BIC.

“No início do DCSA, nosso presidente André Simha apontou o código de instalação não padrão como um exemplo simples, mas eficaz do tipo de padronização em que a indústria precisa se equiparar a outras indústrias, como viagens aéreas, que utilizam um código de aeroporto padrão em todo o mundo ”, disse Thomas Bagge, CEO DCSA. “Com a padronização do BIC Facility Code e do API, a indústria de transporte de contêineres está um passo mais perto desse objetivo. Este é um bom exemplo do trabalho fundamental necessário para tornar a transformação digital uma realidade no transporte de contêineres, e temos o prazer de fazer parte desta importante colaboração com a BIC. ”

Para saber mais sobre a BIC Facility Code API ou para consultá-la online, visite bic-code.org

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.