Log-In participa de projeto piloto com foco em inovação e sustentabilidade

A Log-In Logística Intermodal, participa da 26ª edição da Intermodal South America 2022 e apresenta um projeto, ainda em fase de testes, focado em inovação e sustentabilidade. Um protótipo de um caminhão equipado com tecnologia sustentável estará exposto no evento e promete reduzir o consumo de combustível e emissões de poluentes gerados por motores a diesel. A iniciativa é uma parceria da Log-In com a startup Green Fuel, fabricante do produto, e a Beviani Transportes, proprietária dos veículos que realizam parte do transporte terrestre do operador logístico.

Uma operação experimental foi iniciada com dois veículos que compõem a frota rodoviária da Log-In. Funciona da seguinte forma: um dispositivo que gera hidrogênio sob demanda é instalado no motor do caminhão, o que melhora a queima do diesel, gerando menor consumo de combustível e reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera. Responsável pela gestão das operações terrestres da Log-In, o diretor de Atendimento e Inovação, Felipe Gurgel, destaca que esse projeto está totalmente alinhado à estratégia ESG da companhia. “A redução de emissões em nossas operações é um dos pilares da agenda ESG da Log-In. Estamos abertos a conhecer e incentivar projetos de inovação que tenham foco em sustentabilidade”, afirmou Gurgel.

Cummins Brasil anuncia portfólio de energia eletrificada e hidrogênio no Brasil

O trabalho de desenvolvimento levou seis anos para ser concluído e o produto passou por diversos testes de laboratório, com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Segundo o CEO da Green Fuel, Marcos Pereira, foram mais de 100.000 km de testes práticos com resultados validados por uma equipe especializada. “Importante salientar que não é substituição de combustível, e sim um complemento para otimizar a queima. Nosso dispositivo utiliza produto biodegradável, tem baixo consumo de energia e de água, e não altera as características originais do equipamento”, comentou. O executivo destaca ainda que testes realizados em laboratório, em diversos portes de veículos e tipos de motores, comprovaram a eficácia do produto que permitiu uma economia de até 17% de diesel e redução de até 98% de gases poluentes.

Para o CEO da Beviani, Evan Maia, esta é uma solução de sustentabilidade focada na redução de carbono que combina inovação, tecnologia e eficiência. “Por meio de uma simples instalação e com baixo investimento é possível contribuir com a frota a diesel na otimização da combustão utilizando uma tecnologia sustentável”, disse o executivo, acrescentando que a Log-In é a primeira empresa de cabotagem a testar a tecnologia.

A exposição do caminhão com o sistema da Green Fuel acontecerá no setor G13 e os executivos das empresas envolvidas estarão no local para apresentação e esclarecimento de dúvidas. No estande da Log-In (H101) serão apresentados os principais serviços nas três linhas de negócios: navegação costeira, terminais e soluções logísticas customizadas. O maior evento de logística, transporte de cargas, tecnologia e comércio exterior da América Latina acontece nos dias 15, 16 e 17 de março, na Expo São Paulo, das 13h às 21h.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.