Logística é o setor que deve mais investir em terceirização de processos

Com as mudanças relacionadas à pandemia, o setor de logística - que já está passando por demandas cada vez mais complexas dos clientes, com mais focados em e-commerce e economia digital - tem se expandido para novos mercados e garantido o fornecimento de mercadorias com rapidez e segurança , agilidade e adaptabilidade.

De acordo com Rogério Falzoni, diretor executivo do Gi BPO, divisão de soluções customizadas de Business Process Outsourcing da Gi Group Brasil, a pressão inesperada da pandemia sobre a rede de logística destacou como as empresas precisam ser resilientes e altamente flexíveis. "O desenvolvimento tradicional de estratégias de médio e longo prazo está efetivamente extinto. Então, isso levanta a questão: ‘para onde ir a partir daqui?’", questiona Falzoni. "A partir deste cenário, precisamos que as soluções sejam flexíveis e seguras".

Estima-se que a terceirização de processos de negócios (BPO) chegará a € 350-400 milhões em 2025. "Esses números demonstram que as organizações estão dispostas a investir em terceirização, porque entendem que há inúmeras vantagens como a otimização da cobertura de pessoal e dos processos, suporte de melhoria em procedimentos e fluxos de trabalho", explica o diretor.

Para as empresas de logística, é recomendado um diagnóstico aprofundado da logística na fábrica, com foco na eficiência e análise de dados de produtividade (incluindo KPIs esperados) e uma análise da força de trabalho interna e processos (essenciais e não essenciais ao negócio). "Desta forma, utilizamos os insights baseados em dados para aumentar a produção e os lucros com medidas como corte de custos de produção, transformação de custos fixos em variáveis, simplificação de gestão e pessoal, entre outras ações", exemplifica Falzoni.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.