Novos caminhos como solução

Em meio a tanta tecnologia, empresas trazem novas soluções para o setor de logística

O setor de logística mais do que buscar, necessita de novas soluções para se manter competitivo. Pensando nisso, empresas especializadas no desenvolvimento de softwares para gestão de entregas, controle de frota e gestão de transporte e na criação e implementação de soluções de automação através do uso de novas tecnologias apresentaram na Movimat (Salão Internacional da Logística Integrada) novas maneiras de ajudar no desenvolvimento desse setor, que para alguns empresários ouvidos durante o evento será o primeiro a sentir a retomada da economia.

Um exemplo é a GTP, que lançou durante a feira uma ferramenta de inventário integrada com softwares de geolocalização e sensores em drones. O objetivo é controlar com precisão estoques, evitando perdas e otimizando custos de forma automatizada e sem interferência humana. De acordo com Paulo Baroukh, Diretor de Vendas e Marketing da GTP, a solução promete gerar economia de 90% no custo de realização de inventários.

Baroukh ressaltou ainda que a ferramenta foi pensada para empresas que realizam o balanço de seus estoques e precisam acelerar processos. “Para isso, o sistema utiliza a tecnologia RTLS, cujos sensores aéreos determinam a rota de voo do drone e geram dados que serão cruzados com o WMS (Warehouse Management System), realizando assim o inventário de forma precisa”.

Capaz de medir a distância relativa entre a altura onde se encontra e a dos paletes, o drone envia imagens em tempo real do estoque através de telemetria e calcula a quantidade de produtos existentes no armazém. “Durante o sobrevoo, todas as quantidades de produto são confrontadas com os volumes armazenados, as entradas e as saídas. O saldo será o resultado real do estoque. A geolocalização faz em minutos o que antes era feito em até duas horas por um ou dois funcionários”, explica o Diretor de Vendas e Marketing da GTP.

Há três anos a GTP se dedica ao desenvolvimento da solução, na qual investiu mais de R$ 1 milhão de reais. “O setor de inventários é um dos que mais carecem de tecnologia, já que em 99% dos casos eles são realizados de forma manual, o que favorece a chance de erros. Este lançamento vem para aumentar potencialmente o grau de assertividade no processo de contagem manual, armazenamento e controle do estoque”, conta o executivo.

Outra empresa que lançou uma solução pensando no acompanhamento de toda a viagem do transportador, foi a Sialog. A solução mobile para gestão de entregas, chamada Sialog Entregas, possibilita através de um aplicativo de celular e tablet, acompanhar em tempo real toda a viagem do transportador, recebendo informações de eventos e ocorrências.

O App pode ser instalado pelo motorista em qualquer equipamento com sistema operacional Android. No momento em que ele iniciar o trajeto, a solução envia as informações da viagem para o celular conectando o motorista à Torre de Controle Logístico. Entre as ações possíveis estão o trajeto da próxima entrega, envio de imagens, rotas mais rápidas e com menor custo e assinatura eletrônica, além de integrar a solução com o sistema ERP, TMS e WMS. Outra facilidade do mobile é que o gestor será notificado de atrasos e gargalos na operação logística, podendo analisar o histórico dos veículos e motoristas.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  • A
    denuncie

    Alair

    22/09/2016 15:38

    De uma olhada