VirtuGNL e Yara Brasil firmam parceria para transporte de fertilizantes com caminhões movidos a GNL
A VirtuGNL anunciou durante a ROG.e, uma parceria com a Yara Brasil para o uso de caminhões movidos a Gás Natural Liquefeito (GNL) no transporte de fertilizantes. O acordo, assinado na presença do Ministro dos Transportes, Renan Filho, representa um avanço importante para a implementação de soluções logísticas sustentáveis na indústria de fertilizantes.
O contrato prevê o transporte de 50.000 toneladas de fertilizantes por ano, a partir de janeiro de 2025, com caminhões movidos a GNL, que oferecem autonomia de até 1.200 km. A operação terá início no Maranhão, com expansão planejada para outros estados. A utilização do GNL reduzirá em 20% as emissões de gases de efeito estufa e em até 90% a emissão de NOx e SOx, gases nocivos à saúde.
Além dos benefícios ambientais, o GNL apresenta vantagens econômicas. “O GNL é um combustível com custos competitivos, menor custo de operação, manutenção e armazenagem, além de ganhos de eficiência na combustão quando comparado a outros combustíveis”, afirma José de Moura Jr., CEO da VirtuGNL. "Estamos entusiasmados com essa parceria, a Yara compartilha nosso compromisso com a descarbonização."
A Yara Brasil, por sua vez, vê a iniciativa como uma extensão de sua estratégia de sustentabilidade. “Estamos felizes em fazer parte de um dos maiores projetos de descarbonização e logística do país, em linha com nossa ambição de cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza. Adotar uma matriz de transporte mais eficiente e de menor impacto é fundamental para nos tornarmos uma empresa neutra em carbono até 2050”, afirma Alberto Rodrigues, diretor de Logística da Yara Brasil.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.