BIMCO propõe novos regulamentos no combate às emissões de CO2
A associação internacional de transporte marítimo BIMCO introduziu uma nova opção que poderia ajudar o setor de transporte marítimo.
Embora continue sendo um fato que a velocidade dos navios é a variável mais importante que influencia suas emissões de CO2, existem diferentes pontos de vista sobre qual medida regulatória é melhor quando se trata de fiscalizar e alcançar o objetivo de reduzir as emissões.
A associação argumentou que medir a velocidade de um navio não era um exercício preciso, e o poder de propulsão de navios, por outro lado, pode ser controlado com precisão. O poder de propulsão de um navio tem uma estreita correlação com a velocidade, comentou.
"Embora seja imperativo garantir a economia de emissões de GEE por meio de vapor mais lento, também é importante que os proprietários sejam incentivados a inovar", disse Lars Robert Pedersen, vice-secretário geral da BIMCO.
Estabelecer um limite para a potência dos navios já foi sugerido pelo Japão. A BIMCO recomenda que o limite de potência seja derivado para cada setor de navegação a partir de um desempenho assumido de um navio médio navegando na velocidade de negociação média atual em cada setor.
A proposta será apresentada na reunião de inter-sessões do grupo de trabalho sobre redução de emissões de gases de efeito estufa de navios na IMO em Londres nos dias 11 e 15 de outubro.

Notícias do dia
-
Concessões e Licitações
Brasil terá primeira concessão hidroviária no Rio Paraguai; investimentos somam R$...
-
Concessões e Licitações
Governo prevê R$ 30 bilhões em concessões portuárias até 2026, afirma ministro Silvio...
-
Terminais
Tereos realiza maior embarque de açúcar de sua história no Tiplam, com destino à China
-
Portos
Porto do Rio de Janeiro lidera crescimento entre portos públicos no 1º semestre de 2025
-
Terminais
TCP atinge 1 milhão de TEUs em 2025
-
Logística
FM Logistic cresce 8,2% e totaliza receita de 1,86 bilhão de euros
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.