TCP recebe ONE Strength, primeiro navio sustentável da nova geração da ONE
Pela primeira vez em Paranaguá, a nova linha avança em direção a operações marítimas mais sustentáveis
A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu na quinta-feira (13) o ONE Strength, navio porta-contêineres do armador japonês Ocean Network Express (ONE). Esta foi a primeira escala da embarcação em Paranaguá, marcando um avanço na adoção de tecnologias voltadas à redução de emissões e maior eficiência energética.
Com 335 metros de comprimento (LOA), 51 metros de largura (boca) e capacidade aproximada para 14 mil TEUs, o ONE Strength é classificado como Neo-Panamax, dimensões ideais para atravessar o Canal do Panamá ampliado. A embarcação chega à TCP pelo serviço Ipanema Sul, consolidando Paranaguá como elo estratégico na rota que conecta os portos do Rio da Prata à Ásia.
O ONE Strength é o primeiro de uma nova geração de 20 navios sustentáveis que serão entregues entre 2025 e 2026, alinhados ao Plano 2030 da ONE, que prevê reduzir em 70% as emissões de carbono do Escopo 1 e alcançar transporte marítimo carbono zero líquido.
Entre os seus principais diferenciais estão: preparação para combustíveis alternativos, como metanol e amônia, permitindo futura conversão para fontes mais limpas; design avançado de casco, otimizado para maior eficiência energética; dispositivos de economia de energia; integração de tecnologia inteligente para desempenho operacional aprimorado; conexão elétrica em terra (shore power), possibilitando operações sem emissões durante a atracação; e sistema de recirculação de gases de exaustão (EGR), atendendo aos padrões internacionais NOx Tier III.
Para a TCP, a operação é mais um passo na consolidação de Paranaguá como um porto estratégico para rotas globais e para o desenvolvimento sustentável do comércio exterior brasileiro. “Receber um navio como o ONE Strength demonstra nossa capacidade de atender embarcações de grande porte e tecnologia avançada, além de reforçar nosso compromisso com práticas sustentáveis, que são cada vez mais valorizadas pelos nossos clientes”, celebra Carolina Merkle Brown, gerente comercial de armadores da TCP.
Certificado ISO 50001
Em outubro, a TCP tornou-se o primeiro terminal portuário do Brasil e um dos pioneiros na América Latina a obter a certificação ISO 50001 – Sistema de Gestão de Energia, que reconhece práticas para reduzir consumo, desperdícios e emissões. O projeto, iniciado em setembro de 2024 por diretriz do grupo China Merchants Port (CMPort), foi concluído em apenas um ano, superando a meta estabelecida para 2025.
Entre janeiro e agosto de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior, o Terminal registrou queda de cerca de 3 milhões de kWh no consumo de energia elétrica e redução de aproximadamente 100 mil litros de diesel, mesmo com aumento na movimentação de cargas.
Notícias do dia
-
Prêmios e Certificações
COP30: Grupo Maersk recebe o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade do MPOR
-
Portos
Norcoast transfere operações para terminal da DP World em Santos
-
Terminais
Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose recebe certificação internacional de...
-
Portos
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos...
-
Portos
Porto de Suape comemora 46 anos com estreia de linha marítima semanal para a Ásia
-
Terminais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUs...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.