CMA CGM dedica seis novos navios movidos a GNL para atender clientes dos EUA

Tecnologia pioneira visa preservar a qualidade do ar e acelerar a transição energética do transporte marítimo.

Rodolphe Saadé, presidente e CEO do grupo CMA CGM, líder mundial em transporte e logística, anunciou hoje que dedicaria seis navios de contêineres movidos a gás natural liquefeito (GNL) para o mercado dos EUA como parte dos esforços contínuos do Grupo para melhorar o ar qualidade e impulsionar a transição energética da indústria naval. Rodolphe Saadé fez o anúncio na sessão de abertura da TPM, a conferência de estreia para a comunidade transpacífica e global de transporte de contêineres e logística.

Seis embarcações movidas a GNL de 15.000 TEU para ligar para os EUA

A primeira dessas novas embarcações será entregue em outubro de 2021, e todos os navios estarão totalmente operacionais até o final de 2022. As seis embarcações de 15.000 TEU serão implantadas na linha Pearl River Express (PRX) da CMA CGM, que parte da China para o porto de Los Angeles. A CMA CGM opera atualmente 12 navios porta-contêineres movidos a GNL, uma frota que crescerá para 32 navios porta-contêineres de vários tamanhos até 2022. Esta tecnologia é um dos primeiros passos para alcançar o ambicioso objetivo do Grupo CMA para 2050 de neutralidade de carbono.

Uma oferta de serviço aprimorada aos clientes americanos da CMA CGM para reduzir seu impacto ambiental

Como um grupo centrado no cliente, a CMA CGM está compartilhando suas soluções de transição de energia para o transporte marítimo e fornecendo aos seus clientes soluções eficazes com essas seis embarcações movidas a GNL de 15.000 TEU. Os clientes americanos poderão optar por transportar suas mercadorias usando LNG, uma nova tecnologia que ajuda a preservar a qualidade do ar, eliminando quase todos os poluentes atmosféricos.

Recentemente, o Grupo também lançou o ACT with CMA CGM+, um conjunto de serviços desenvolvido para permitir aos clientes analisar, reduzir e compensar seu impacto ambiental. A CMA CGM continuará a incorporar as mais recentes tecnologias avançadas para atender às necessidades de seus clientes, nos EUA e globalmente, ao mesmo tempo em que garante que todos os aspectos de seus negócios operem da forma mais sustentável possível.

Paralelamente ao desenvolvimento de soluções novas e ágeis para atender às necessidades de seus clientes, o Grupo está empenhado em acompanhamento como comunidades locais por meio da criação de empregos, parcerias para o surgimento de tecnologias inovadoras, bem como empreendimentos filantrópicos.

Rumo a um futuro de carbono zero

O tempo é essencial para abordar, agora mais do que nunca, o impacto das mudanças climáticas. O Grupo CMA CGM sempre considerou o seu desempenho empresarial intrinsecamente ligado ao seu desempenho social e ambiental. Ela está implementando ativamente medidas para acelerar a transição energética da indústria e está investindo significativamente em pesquisa e desenvolvimento para projetar os recipientes limpos do futuro. 

A CMA CGM também continua investindo pesadamente em soluções alternativas, como propulsão assistida pelo vento, motores a hidrogênio e combustíveis verdes. Em 2019, o Grupo se tornou a primeira empresa de transporte do mundo a testar com sucesso um biocombustível composto por 20% de óleo vegetal reciclado e resíduos florestais. Ele prometeu que os combustíveis alternativos cobrirão pelo menos 10% de seu consumo até 2023.

CMA CGM, líder mundial comprometida há muitos anos com a proteção do meio ambiente

  • Há vários anos, a CMA CGM está firmemente comprometida com a proteção do meio ambiente e da biodiversidade marinha, bem como com a redução de sua pegada de carbono. Para este fim, o Grupo tomou várias decisões para mudar o jogo: 
  • Não usar as rotas do Mar do Norte, uma política fundamental para proteger os ecossistemas frágeis e únicos do Ártico,
  • Reduzir a velocidade de seus navios em certas áreas que servem como criadouros importantes para baleias e mamíferos marinhos, como a costa leste dos Estados Unidos e Canadá, onde os navios da CMA CGM reduzem sua velocidade para 10 nós para evitar o risco de colisão,
  • Adicionando aos seus navios um sistema de tratamento de água de lastro aprovado, que limpa a água descarregada de quaisquer organismos vivos que possam prejudicar a vida marinha,
  • Desenvolver várias tecnologias de ponta e ecologicamente corretas para aumentar a eficiência de sua frota e reduzir o consumo de energia: formatos de proa reprojetados para obter um melhor desempenho hidrodinâmico, bem como inovações de hélice e motor para reduzir as emissões de CO2 e o consumo de óleo e combustível; e
  • Iniciar e formar uma coalizão internacional de 14 empresas globais para desenvolver soluções concretas para reduzir a pegada ambiental dos transportes e da logística por meio do desenvolvimento de novas fontes de energia  


“A implantação de 6 navios porta-contêineres movidos a GNL de 15.000 TEU acompanhará o desenvolvimento da economia dos EUA de maneira sustentável. É um forte sinal a favor do meio ambiente. Os Estados Unidos são estratégicos para o intercâmbio econômico e para a CMA CGM: o ano de 2021 será definitivamente marcado pelo fortalecimento dos laços que já nos unem há muito tempo. Acreditamos profundamente nos pontos fortes da economia americana e estamos ansiosos para promover seu crescimento responsável. ” disse Rodolphe Saadé, Presidente e CEO do Grupo CMA CGM




Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.