Grandes alianças marítimas ainda não divulgaram planos para o futuro
Enquanto as alianças existentes ainda não definiram sua atuação até que se concluam as aquisições iniciadas no ano passado, o mercado vê a demanda despencar, e especula sobre novas parcerias e concorrências. Ainda assim, mega-navios continuam a ser inaugurados.
De acordo com um relatório publicado pelo Alphaliner, divulgado no Lloyds List, a CMA CGM e a Cosco têm conversando com Evergreen e a OOCL para criar uma nova mega-aliança que poderá vir a concorrer com a parceria de vessel-sharing entre as duas maiores linhas do mundo, Maersk e MSC.
A estratégia levaria à reestruturação das quarto grandes alianças atualmente em operação nos mercados leste-oeste, embora o mercado já esteja prevendo um reposicionamento global dos grandes acordos assim que a aquisição da NOL, for concluída pela CMA CGM, assim como a fusão entre as chinesas Cosco e CSCL (China Shipping Container Line).
As expectativas do mercado são de que a APL deverá deixar a aliança G6 no próximo ano, assim que a operação for finalizada. Quanto à Cosco, ainda não houve nenhuma divulgação sobre os planos da companhia, relata o Alphaliner.
Mercado em retração
Seguindo as fortes mudanças na demanda de mercado, a Aliança G6 anunciou, ainda hoje, mais algumas viagens vazias na rota Loop 6, entre a Ásia e a Europa.
Enquanto a G6 continua a rever seu perfil de produtos, o serviço Loop 6 ainda vai percorrer algumas viagens vazias desde a oitava até a décima primeira semana do ano. As escalas serão cobertas pelos serviços Loop 4 e Loop 5 nos seguintes portos: Kaohsiung, Xiamen, Shekou, Hong Kong, Colombo, Antwerp, Jebel Ali.
A partir da 19ª semana, o Loop 6 voltará a operar na rota oeste, ETA Fuzhou, em 12 de maio.
Os membros da Aliança G6 são: APL, Hapag-Lloyd, Hyundai Merchant Marine, Mitsui O.S.K. Lines, Nippon Yusen Kaisha e Orient Overseas Container Line.
Apesar queda geral no setor, os mega-navios continuam sendo entregues e postos em operação. A CMA CGM, anunciou, nesta semana, a inauguração do navio Benjamin Franklin, o maior do mundo a atracar na costa dos Estados Unidos, Segundo a companhia, com capacidade para 18 mil Teus. A cerimônia aconteceu em Long Beach, na Califórnia, na presença do CEO da CMA CGM, Jacques R. Saadé e mais de 600 profissionais dos setores da economia, indústria, institucionais e autoridades governamentais.
“Ao trazer o maior porta-contêineres do mundo para a costa norte-americana, a CMA CGM confirma suas intenções de fortalecer a presença nos Estados Unidos”, disse Saadé.
Notícias do dia
-
Logística
A Jornada Sustentável da CEVA Logistics Rumo à Descarbonização
-
Logística
Kuehne+Nagel anuncia nova frota de veículos elétricos para operações last mile no Brasil
-
Terminais
APM Terminals Suape conclui compra de equipamentos para terminal 100% eletrificado em...
-
Marítimo
SITA desembarca no setor marítimo com lançamento do SmartSea
-
Logística
Novo Gateway alfandegado DHL no aeroporto de Viracopos
-
Mercado
Sob Consulta, Volvo Oferece Caminhões FH para Rodar com 100% de Biodiesel
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.