Grandes alianças marítimas ainda não divulgaram planos para o futuro
Enquanto as alianças existentes ainda não definiram sua atuação até que se concluam as aquisições iniciadas no ano passado, o mercado vê a demanda despencar, e especula sobre novas parcerias e concorrências. Ainda assim, mega-navios continuam a ser inaugurados.
De acordo com um relatório publicado pelo Alphaliner, divulgado no Lloyds List, a CMA CGM e a Cosco têm conversando com Evergreen e a OOCL para criar uma nova mega-aliança que poderá vir a concorrer com a parceria de vessel-sharing entre as duas maiores linhas do mundo, Maersk e MSC.
A estratégia levaria à reestruturação das quarto grandes alianças atualmente em operação nos mercados leste-oeste, embora o mercado já esteja prevendo um reposicionamento global dos grandes acordos assim que a aquisição da NOL, for concluída pela CMA CGM, assim como a fusão entre as chinesas Cosco e CSCL (China Shipping Container Line).
As expectativas do mercado são de que a APL deverá deixar a aliança G6 no próximo ano, assim que a operação for finalizada. Quanto à Cosco, ainda não houve nenhuma divulgação sobre os planos da companhia, relata o Alphaliner.
Mercado em retração
Seguindo as fortes mudanças na demanda de mercado, a Aliança G6 anunciou, ainda hoje, mais algumas viagens vazias na rota Loop 6, entre a Ásia e a Europa.
Enquanto a G6 continua a rever seu perfil de produtos, o serviço Loop 6 ainda vai percorrer algumas viagens vazias desde a oitava até a décima primeira semana do ano. As escalas serão cobertas pelos serviços Loop 4 e Loop 5 nos seguintes portos: Kaohsiung, Xiamen, Shekou, Hong Kong, Colombo, Antwerp, Jebel Ali.
A partir da 19ª semana, o Loop 6 voltará a operar na rota oeste, ETA Fuzhou, em 12 de maio.
Os membros da Aliança G6 são: APL, Hapag-Lloyd, Hyundai Merchant Marine, Mitsui O.S.K. Lines, Nippon Yusen Kaisha e Orient Overseas Container Line.

Apesar queda geral no setor, os mega-navios continuam sendo entregues e postos em operação. A CMA CGM, anunciou, nesta semana, a inauguração do navio Benjamin Franklin, o maior do mundo a atracar na costa dos Estados Unidos, Segundo a companhia, com capacidade para 18 mil Teus. A cerimônia aconteceu em Long Beach, na Califórnia, na presença do CEO da CMA CGM, Jacques R. Saadé e mais de 600 profissionais dos setores da economia, indústria, institucionais e autoridades governamentais.
“Ao trazer o maior porta-contêineres do mundo para a costa norte-americana, a CMA CGM confirma suas intenções de fortalecer a presença nos Estados Unidos”, disse Saadé.
Notícias do dia
-
Portos
Consórcio CCGC vence leilão e vai investir R$ 1,22 bilhão no canal de acesso do Porto...
-
Logística
Brado movimenta 130 mil toneladas de bens de consumo e industriais com logística...
-
Logística
Com 285 mil toneladas, VLI realiza movimentação mensal recorde de fertilizantes no Tiplam
-
Logística
Expansão logística reforça integração entre regiões do Brasil
-
Logística
AFRMM avança como política pública estratégica para o futuro da logística, da economia...
-
Portos
Ministério de Portos e Aeroportos e ANTAQ realizam leilão na B3 para arrendamento de...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.