Maersk é a primeira a ter metas climáticas validadas pela SBTi

A A.P. Moller - Maersk (Maersk) teve suas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) validadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), estando em conformidade com a trajetória de 1,5 grau do Acordo de Paris. Isso representa um marco na indústria sob a nova Orientação Marítima da SBTi.

Enquanto a Maersk continua visando alcançar emissões líquidas zero de GEE para todo o negócio até 2040, com marcos significativos para 2030, as metas validadas incluem novos objetivos específicos e absolutos para reduzir as emissões das operações próprias da Maersk e em toda a sua cadeia de suprimentos (abrangendo todas as emissões de escopos 1, 2 e 3).

"Na Maersk, sentimos uma forte responsabilidade em agir diante da crise climática. A iniciativa Science Based Targets representa o mais alto padrão para metas climáticas corporativas, e estamos muito orgulhosos de ter obtido a validação. Estamos comprometidos em fazer a nossa parte para alcançar essas metas, mas não podemos fazer isso sozinhos. Para ter sucesso, dependemos e trabalhamos com o ecossistema do qual fazemos parte, incluindo clientes, fornecedores, pares da indústria e reguladores. É importante destacar a necessidade de regulamentações globais da Organização Marítima Internacional (IMO) para reduzir a diferença de preço entre combustíveis fósseis e verdes, garantindo uma competição justa," diz Rabab Raafat Boulos, Diretora de Operações, A.P. Moller - Maersk.

Desde 2019, a Maersk está comprometida em estabelecer metas climáticas alinhadas com a ciência e orientação da SBTi, um framework voluntário amplamente reconhecido e adotado para metas climáticas corporativas. Quando a SBTi publicou as diretrizes para o setor de transporte marítimo no final de 2022, a Maersk subsequentemente submeteu as metas de curto e longo prazo para alcançar reduções absolutas a partir de uma base de 2022.

“Estas novas metas são uma prova de que, mesmo sendo uma empresa num setor difícil de reduzir, é possível adotar metas ambiciosas com base científica e validá-las. Sabemos que alcançá-las será uma tarefa muito difícil, no entanto, estabelecer metas ambiciosas, tanto de curto quanto de longo prazo, é fundamental para nossos esforços de transição energética, pois impulsionam ações para garantir um impacto material nesta década," diz Morten Bo Christiansen, Chefe de Transição Energética, A.P. Moller - Maersk.

A Maersk e o setor marítimo em geral estão trabalhando intensamente para promover uma implementação eficaz da Estratégia de Gases de Efeito Estufa da Organização Marítima Internacional. Como os combustíveis verdes têm um preço mais alto do que os combustíveis fósseis, um regime regulatório que acelere a transição energética do setor e cubra a maioria da diferença de custo para combustíveis verdes é primordial. Nesse contexto, a Maersk, junto com seus pares do setor no Conselho Marítimo Mundial, apresentará uma proposta de balanço verde concreta na IMO MEPC81 para tratar disso.

Atualmente, quase 60% dos 200 principais clientes da Maersk se comprometeram ou estabeleceram metas baseadas na ciência, incluindo suas cadeias de suprimentos. Um Mecanismo de Equilíbrio Verde para o transporte marítimo apoiará seus esforços para descarbonizar suas cadeias de suprimentos logísticas, além de ajudar a indústria naval a alcançar emissões líquidas zero.

Dentro das próprias operações da empresa, as alavancas mais importantes são os combustíveis verdes e melhorias contínuas na eficiência energética, enquanto soluções em toda a cadeia de suprimentos exigem engajamento e colaboração próxima com fornecedores.




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