Mais queixas sobre políticas "anti-forwarder"
Associação europeia dos transitários acusa Maersk e Hamburg Süd de distorcer a concorrência ao recusarem negócios de determinados transitários
A CLECAT, a associação europeia dos transitários, acusou recentemente a Maersk e sua afiliada Hamburg Süd de distorcer a concorrência ao se recusarem a aceitar negócios de determinados transitários e se aproximarem diretamente de seus clientes. As maiores empresas de transporte são cobertas por contratos de longo prazo com empresas de navegação e, portanto, estão no lado seguro. As empresas menores são incapazes de fazer tais acordos devido à falta de volume.
Um transitários que desejava obter uma cotação da Hamburg Süd teria sido informado de que, a partir de 1º de janeiro de 2022, não seriam fornecidas mais cotações. Eles ainda podem se registrar na plataforma de reservas Maersk Spot, mas nos termos e condições da Maersk.
Dessa forma, alega-se que a Maersk está tentando "cortar o intermediário", em um momento em que está em uma posição forte para forçar mudanças à medida que a demanda por capacidade excede a oferta. Transitários alemães temem perda de negócios devido ao produto de reserva "Spot" da Maersk.
Gunther Bonz, presidente das empresas operadoras portuárias de Hamburgo (UVHH), pesou na disputa. "Para Hamburgo, o centro de comércio exterior mais importante da Alemanha, esse assunto é de grande importância", disse. "Se a estratégia da Maersk for bem-sucedida, menos carga será roteada via Hamburgo." Ele concorda com a CLECAT que a Maersk está abusando de seu poder.
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