O desafio de alcançar zero emissões na indústria marítima até 2050

Amônia, e-metanol e biometanol em destaque

Com novas regulamentações e metas de descarbonização para a indústria de navegação entrando em vigor, a demanda por combustíveis verdes está aumentando constantemente. Atualmente, a indústria de navegação utiliza mais de 300 milhões de toneladas de combustíveis fósseis por ano, o que a torna uma das maiores poluidoras, representando 3% das emissões globais totais de carbono. Recentemente, a Organização Marítima Internacional (IMO) concordou unanimemente em alcançar a ambição de emissões zero de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da navegação internacional "até por volta" de 2050 (ouça mais sobre isso no episódio quatro do podcast Beyond the Box). De acordo com um relatório recente encomendado pela Câmara Internacional de Navegação, alcançar esse objetivo exigiria um aumento de 18 vezes na capacidade de produção renovável existente.

Então, quais são os combustíveis verdes disponíveis, os que estão em desenvolvimento e o que será necessário para atender à demanda global nos próximos anos e décadas?

A CEO do Global Centre for Maritime Decarbonisation em Cingapura, Professora Lynn Loo, explica que os combustíveis verdes são "de baixo carbono e produzidos com elétrons renováveis". Esses combustíveis são produzidos a partir de hidrogênio e eletricidade de fontes renováveis. Existem também os combustíveis azuis, que são feitos com uma base de combustível fóssil de gás natural, mas o carbono é capturado para que não entre na atmosfera.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo centro da Professora Loo e seus parceiros com líderes da indústria de navegação, as projeções de consumo de combustível da frota marítima para 2050 são divididas igualmente entre amônia verde, biodiesel e óleo combustível (16% cada). Em seguida, vêm a amônia azul, gás natural liquefeito (GNL), e-metanol, biometanol, biometano e e-metano, todos com percentagens entre 6% e 10%.

A mesma pesquisa constatou que 12 das empresas de navegação entrevistadas (46%) já haviam realizado programas piloto com um ou mais combustíveis de baixo carbono e tinham planos adicionais para implementação futura. No entanto, nove respondentes (35%) não haviam tomado nenhuma medida em relação a combustíveis mais verdes, o que explica por que um terço dos entrevistados também afirmou que 'não sabem' quais tipos de combustíveis suas frotas usarão em 2023 e 2050.

Até o momento, a amônia verde, o e-metanol e o biometanol surgiram como os concorrentes mais fortes para impulsionar a transição para combustíveis verdes. A amônia é um transportador e combustível de hidrogênio, que pode ser facilmente transformado de gás em líquido. Graças a isso e às redes de distribuição existentes, é considerada uma forma custo-eficaz de transportar energia renovável. A amônia é composta apenas de hidrogênio e nitrogênio, portanto, não emite dióxido de carbono quando é usada. Se for feita com hidrogênio verde, também pode ser produzida sem emitir dióxido de carbono. No entanto, é altamente tóxica, então seu impacto no design das embarcações precisa ser considerado. O volume de mercado global total de amônia em 2020 foi de 183 toneladas métricas. Até 2050, prevê-se que esse número suba para 688 toneladas métricas, das quais 566 toneladas métricas seriam de amônia verde.

O e-metanol é produzido combinando hidrogênio verde e dióxido de carbono capturado, enquanto o biometanol é produzido a partir de biomassa, como resíduos florestais ou agrícolas e subprodutos. O Instituto do Metanol calcula que os projetos de e-metanol e biometanol ao redor do mundo estão a caminho de produzir mais de 8 milhões de toneladas métricas por ano até 2027. No entanto, algumas estimativas afirmam que precisaremos de até 540 milhões de toneladas métricas até 2050 para substituir completamente os combustíveis fósseis na navegação.

A empresa de fornecimento de combustível bunker Monjasa forneceu 6,4 milhões de toneladas de combustível para a indústria marítima global em 2022. O Diretor de Responsabilidade do Grupo da empresa, Jesper Nielsen, diz que existem alguns desafios-chave a serem abordados no mercado de combustíveis verdes: "Existe uma grande lacuna de custos que não foi resolvida e está causando apatia generalizada na indústria. Também não existem consequências claras para o não cumprimento. E, em terceiro lugar, não há uma solução fácil de longo prazo para nenhum proprietário de embarcação. Quando se combinam esses três fatores, enfrentaremos alguns anos difíceis."

A indústria de navegação começou a enviar sinais de demanda por combustíveis verdes. Embora partes da indústria estejam atrasadas, muitas estão começando a fazer a sua parte. Por exemplo, atualmente, há cerca de 100 embarcações de combustível alternativo encomendadas. A primeira delas, um navio porta-contêineres movido a metanol verde, começará a operar no Mar Báltico a partir de setembro de 2023. Essas encomendas contribuem para enviar um forte sinal de demanda, que é crucial para sinalizar uma resposta de fornecimento.

A empresa de energia sustentável, Sungas Renewables, está animada com o que está vendo na indústria. "Ficamos surpresos com quantos obstáculos encontramos. Não apenas para o metanol verde, mas em qualquer área em que será difícil eletrificar", diz David Lamont, Vice-Presidente Sênior de Desenvolvimento Corporativo da Sungas. "A vontade está lá. Estamos vendo empresas liderando a criação de demanda. O capital está se formando rapidamente para construir uma grande infraestrutura global para implantar esses combustíveis. A tecnologia para produzir metanol verde em escala está pronta hoje. E acho que todos nós estamos demonstrando o tipo de colaboração que é necessária para catalisar um grande progresso em um curto período de tempo."



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