Maersk e Equinor garantem metanol verde para nova geração de navios

A A.P. Moller - Maersk (Maersk) e a Equinor assinaram um acordo que garante o fornecimento de metanol verde para o novo e inovador navio alimentado a metanol da Maersk durante os primeiros meses de operação, a partir de setembro de 2023 e ao longo do primeiro semestre de 2024. O acordo assegura o fornecimento de metanol verde para o navio desde o seu início de operação em um trajeto da Europa Setentrional para o Mar Báltico após a cerimônia de batismo que ocorrerá ainda neste mês em Copenhague. O metanol verde será abastecido em Rotterdam.

"Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Maersk no fornecimento de combustíveis mais sustentáveis para a indústria naval. A Equinor é uma participante consolidada no mercado europeu de metanol por meio da sua planta de produção em Tjeldbergodden, e temos ambições de ser um dos principais fornecedores de metanol verde no segmento de combustíveis marítimos", disse Alex Grant, Vice-Presidente Sênior do segmento de commodities líquidas da Equinor.

O biometanol é produzido a partir de biogás proveniente de esterco. O biogás é transformado em biometano e injetado na rede de gás existente, sendo o metanol produzido a partir do biometano na rede com base em um equilíbrio de massa. O sistema europeu de certificação de biogás existente é utilizado para rastrear as características do biometano até o biometanol e evitar reivindicações duplicadas. Desta forma, o metanol verde pode ser produzido em instalações existentes utilizando infraestrutura e instalações já disponíveis, proporcionando uma via rápida para o mercado. Este método pode contribuir para uma rede de gás mais sustentável, ao mesmo tempo que captura emissões prejudiciais de metano que surgiriam a partir da matéria-prima de esterco se fosse deixada intocada. O biometanol é certificado pela ISCC EU, em conformidade com a Diretiva de Energias Renováveis da UE.

"Estamos muito satisfeitos por sermos parceiros da Equinor, à medida que entram neste setor de negócios. É fundamental envolver grandes empresas de energia e começar a fornecer futuros combustíveis em grande escala. Esta é a forma de envolvimento que precisamos para continuar acelerando a jornada pioneira em direção a uma economia de combustíveis sustentáveis para o transporte global. Com mais de 100 navios habilitados para o metanol encomendados em toda a indústria, a demanda por produção de combustível verde está crescendo e continuará nos próximos anos", disse Rabab Boulos, Diretora de Infraestrutura da A.P. Moller - Maersk.

A longo prazo, o navio alimentado a metanol será abastecido com e-metanol de uma planta no sul da Dinamarca, operada pela European Energy, que deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2024.

A Maersk tem uma meta ambiciosa de atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040 e tem como objetivo transportar no mínimo 25% da carga oceânica utilizando combustíveis verdes até 2030. O navio alimentado a metanol de 2.100 TEU (equivalente a vinte pés) é um passo importante em direção ao objetivo de longo prazo de renovar gradualmente toda a frota da Maersk para operar exclusivamente com combustíveis verdes. A Maersk encomendou mais 24 navios alimentados a metanol para entrega entre 2024 e 2027 e tem uma política de apenas encomendar novos navios próprios que ofereçam opções de combustíveis verdes.



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