Operações de transbordo ganham destaque no terminal de contêineres da Wilson Sons no Porto do Rio Grande

A incorporação de embarcações cada vez maiores às frotas vem trazendo mudanças à navegação na América do Sul, com a diminuição de serviços marítimos para a região e maior concentração no Brasil de operações de transbordo (cargas transportadas entre um porto hub para outros portos de origem/destino). Com localização estratégica, infraestrutura para receber navios de grandes dimensões e equipamentos de ponta, a Wilson Sons consolida o Tecon Rio Grande como importante escala para operações de transbordo no Cone Sul. De janeiro a setembro de 2020, 9% dos TEU movimentados pela unidade foram referentes a esse serviço.

O terminal recebe as principais linhas marítimas que conectam a região do Mercosul com os mais importantes portos estrangeiros na Europa, Ásia e América do Norte. “O Tecon Rio Grande caminha hoje para ser um terminal concentrador de cargas. A boa acessibilidade ao porto, a localização estratégica e a alta produtividade média tornam o serviço ainda mais competitivo”, explica o diretor presidente do terminal, Paulo Bertinetti.

De janeiro a setembro deste ano, o Tecon Rio Grande registrou produtividade média de 94 movimentos por hora, um dos melhores índices dos terminais brasileiros. A recente dragagem realizada no Porto do Rio Grande, com o consequente aumento do calado, vai permitir ampliar ainda mais as operações de transbordo no local.

O Tecon Rio Grande possui 735.000 metros quadrados de área total e 900 metros de cais linear (três berços), com capacidade de movimentação anual de 1,4 milhão de TEU. Os equipamentos são de última geração, incluindo nove guindastes de cais STS (Ship-to-Shore) e 22 guindastes de pátio RTG (Rubber-Tyred Gantry). O terminal utiliza o sistema operacional Navis N4, líder global em gestão de terminais portuários.   

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.