WSC reforça apoio ao Marco Net-Zero da IMO e defende avanço nas negociações globais
Conselho Mundial de Navegação defende que a IMO utilize o próximo ano para fechar lacunas e garantir um acordo global efetivo sobre descarbonização marítima
Reconhecendo os desafios e a complexidade das negociações conduzidas nesta semana na Organização Marítima Internacional (IMO), o World Shipping Council (WSC) enfatizou a importância de utilizar o próximo ano para detalhar e desenvolver o Marco Regulatório Net-Zero (IMO NZF), que deverá orientar a transição energética global do transporte marítimo.
O WSC destacou os esforços realizados pelos Estados-Membros da IMO ao longo dos últimos anos para alcançar um acordo global necessário para reduzir as emissões do setor. Segundo o Conselho, tanto a Estratégia de Gases de Efeito Estufa da IMO (2023) quanto os investimentos da indústria de navegação continuam alinhados à meta de emissões líquidas zero até 2050.
“A estrutura global é essencial para garantir condições equitativas e previsibilidade regulatória”, afirmou a entidade, que representa as principais companhias de transporte marítimo de contêineres do mundo.
De acordo com o WSC, o setor já investiu US$ 150 bilhões em embarcações projetadas para operar com combustíveis verdes, reforçando o compromisso da indústria com a descarbonização. A entidade também reiterou que a IMO permanece como o fórum adequado para definir soluções globais, assegurando coerência regulatória e apoio à produção e distribuição de combustíveis renováveis.
“O compromisso é seguir trabalhando com os governos para garantir consistência regulatória, apoiar a infraestrutura necessária e manter a transição energética da navegação no rumo certo”, concluiu o comunicado.

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