OceanPact e Vast iniciam testes com biocombustível HVO em embarcações no Porto do Açu

A OceanPact e a Vast Infraestrutura iniciam em setembro testes com HVO – Óleo Vegetal Hidrotratado (Hydrotreated Vegetable Oil) – em embarcações que atuam no Porto do Açu, no norte fluminense. O acordo firmado entre as empresas busca avaliar a viabilidade do uso de biocombustíveis no abastecimento de navios que operam no terminal de transbordo de petróleo da Vast (T-Oil).

O abastecimento será realizado no Terminal de Líquidos do Açu (TLA), que servirá como hub para armazenagem e movimentação de diferentes tipos de líquidos. “O TLA fornecerá a infraestrutura necessária para potencializar a utilização de biocombustíveis. O acordo assinado reforça nossa posição estratégica para a cadeia logística nacional e nosso papel relevante na descarbonização do setor marítimo”, afirma Adriano Lima, diretor de Sustentabilidade da Vast.

As empresas já colaboraram na implementação do sistema de fornecimento de energia elétrica em terra (Onshore Power Supply – OPS), em operação no T-Oil, que reduz o tempo de funcionamento dos motores durante a atracação e, consequentemente, as emissões.

“Reduzir as emissões de carbono em nossas operações representa um avanço concreto rumo à transição energética no setor marítimo. Estamos entusiasmados com o potencial da iniciativa”, destaca Fernando Borensztein, diretor de Sustentabilidade e Novos Negócios da OceanPact.

O acordo também prevê estudos estratégicos, técnicos, ambientais e operacionais para medir os ganhos em eficiência, calcular as emissões evitadas e avaliar o impacto da substituição parcial ou total de combustíveis fósseis por biocombustíveis.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.