Porto do Pecém transforma recorde em rotina com operações de navios de 366 metros
O Porto do Pecém deu mais um passo estratégico para se consolidar como hub logístico internacional. Exatamente um ano após receber o MSC Jewel — maior navio da sua história, com 366 metros de comprimento e 15,3 metros de calado —, operações com embarcações desse porte passam a ser realidade frequente no terminal.
O avanço foi possível após a validação da Praticagem do Ceará para a manobra de giro na bacia de evolução e da publicação da Portaria nº 30/2025 CPCE-MB, da Capitania dos Portos, que flexibiliza restrições para grandes navios.
“A nova regulamentação é um passo crucial para trazer mais agilidade operacional em Pecém, impulsionando a competitividade do terminal e a fluidez das operações de importação e exportação. Isso representa mais um marco para a APM Terminals Pecém”, destaca Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Pecém e Suape.
Marcelo Nunes, gerente de operações da APM Terminals, reforça a segurança como pilar das conquistas: “A Praticagem do Ceará mantém o compromisso inegociável com a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a preservação do meio ambiente. Os avanços são fruto de simulações, experiência empírica e análises operacionais, debatidos com a Capitania dos Portos e o Complexo do Pecém.”
Sustentabilidade e visão de futuro
Além de ampliar a eficiência, a autorização reforça o papel do Pecém na agenda de descarbonização global. Navios de maior porte reduzem as emissões de CO₂ por tonelada transportada, alinhando o terminal às metas de sustentabilidade da APM Terminals e de seus clientes.
“Com a conclusão do novo berço prevista para 2028 e início das operações ampliadas em 2029, a capacidade de movimentação da APM Terminals Pecém passará de 650 mil para 850 mil TEUs. A substituição da frota atual também representa avanço importante para reduzir em 70% as emissões de carbono até 2030”, projeta Daniel Rose.

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