Porto de Itajaí cresce 1.494% no 1º semestre sob gestão da JBS Terminais

JBS Terminais assumiu em outubro de 2024 o arrendamento do porto, um dos principais de Santa Catarina

O Porto de Itajaí registrou um crescimento expressivo de 1.494% na movimentação de cargas entre janeiro e junho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), o terminal movimentou 1,7 milhão de toneladas no semestre, consolidando sua relevância estratégica para a logística brasileira e a economia local.

A operação está sob gestão da JBS Terminais, que assumiu o comando das áreas unificadas do porto em outubro de 2024.

“Nosso desempenho no acumulado do primeiro semestre não só reforça a relevância do Porto de Itajaí na logística do Brasil, mas também a capacidade que temos de atender à demanda crescente do mercado. Podemos agregar muito à composição portuária brasileira e ajudar a impulsionar o comércio internacional”, afirma Aristides Russi Junior, presidente da JBS Terminais.

Do total movimentado, 85% correspondem a cargas conteinerizadas, superando 180 mil TEUs no período. Entre as principais mercadorias exportadas estão: carnes e miudezas comestíveis (22%), madeira e derivados (20%), plásticos e suas obras (7%), alimentos para animais (7%) e máquinas e aparelhos (7%).

As exportações cresceram 8.599% no semestre, com destaque para a China como principal destino, seguida de Estados Unidos, União Europeia e América Latina. Já as importações avançaram 496%, vindas sobretudo da China, EUA, União Europeia e Mercosul, com destaque para a Argentina.

Desde que assumiu a operação, a JBS Terminais já investiu R$ 130 milhões no terminal e planeja novos aportes de R$ 90 milhões em tecnologia e infraestrutura, com foco na expansão da capacidade de armazenamento e na modernização das operações.

Com 1.030 metros de cais, quatro berços de atracação e calado operacional de 14 metros, o Porto de Itajaí tem condições de receber navios de grande porte. O terminal conta ainda com 1.750 tomadas reefers, assegurando a armazenagem adequada de cargas refrigeradas, o que reforça seu papel estratégico na movimentação de produtos de alto valor agregado.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.