Para ajudar os produtores brasileiros a exportar para a Ásia, Maersk lança novo serviço de trem intercontinental

Para oferecer alternativas intermodais mais eficientes para os produtores brasileiros que desejam enviar mercadorias para Ásia, a Maersk lançou seu primeiro trem intercontinental que vai do leste do porto de São Petersburgo na Rússia até o porto Vostochniy, um porto de águas profundas no mar do Japão que se conecta com a China, Japão e Coréia pelo mar.

O tempo total de trânsito do novo serviço intercontinental do porto do norte da Europa para Ásia será entre 23 a 32 dias, reduzindo pela metade a rota oceânica tradicional de 52 a 57 dias. Isso significa que as mercadorias podem passar por Roterdã para Rússia por via marítima antes de serem carregadas em um trem que atravessa mais da metade do mundo em uma única viagem.

A Maersk, a maior empresa de logística integrada de contêineres do mundo, está comprometida em ajudar produtores brasileiros a transportar mercadorias em todo mundo durante o atual cenário desafiador, otimizando espaço nos caminhões, trens, aviões, barcas, depósitos, armazéns e navios.

O primeiro trem intercontinental, que partiu no último final de semana, foi carregado com madeira compensada e produtos químicos da FCT em São Petersburgo para o terminal VSC em Vostochniy, no extremo da Rússia (ambos os terminais fazem parte do grupo Global). Após a chegada em Vostochniy, os contêineres serão carregados em navios de curta distância da Maersk para entrega na Coréia e no Japão.

“O serviço AE19 oferece aos nossos clientes não apenas uma solução de entrega mais rápida, mas também um custo mais baixo que o frete aéreo. Até o momento, o serviço foi usado apenas para remessas para o oeste da Ásia para a Europa; no entanto, como o serviço está em constante crescimento desde o início de 2020, isso também permitiu remessas na direção oposta da Europa para a Ásia. A demanda do cliente para desenvolver o serviço para o leste, especialmente nos setores automotivo, tecnológico, químico e industrial, levou ao lançamento de mais esse serviço”, compartilha Kasper Krog, chefe do trem intercontinental da A.P. Moller - Maersk.

A Maersk oferece a seus clientes soluções de transporte flexíveis, permitindo que eles encontrem a opção mais adequada para transferir suas mercadorias. Os clientes podem alternar facilmente os modos de transporte entre soluções marítimas e férreas, o que permite reagir rapidamente às mudanças nas demandas do mercado.

O digital vai ganhar força na logística

Com as principais cidades brasileiras em quarentena, a Maersk pede aos clientes que utilizem suas soluções online, como reservas, APP, blockchain e outras plataformas digitais para ajudar no atual cenário desafiador para continuar movendo mercadorias por terra e mar, seja por caminhão, trem, barcaça ou navio. A maior empresa de logística integrada de contêineres do mundo está trabalhando online no modelo home-office e encoraja os seus clientes a fazer o mesmo, colocando a saúde em primeiro lugar.

“Na Maersk a segurança vem em primeiro lugar, por isso trabalhar de casa neste momento é primordial”, diz Roberto Rodrigues, diretor administrativo da Maersk East Coast South America.

“Tomamos precauções de segurança em todo o mundo com funcionários administrativos trabalhando em casa, enquanto as operações de logística continuam, e os trabalhadores marítimos passam mais tempo a bordo, por exemplo. Nesse cenário desafiador, estamos conseguindo manter as mercadorias em movimento para os clientes e temos equipes dedicadas trabalhando dia e noite. Também estamos pedindo aos clientes que utilizem as soluções online para obter cotações, reservar e rastrear seus contêineres em todo o mundo”, acrescenta ele.

Nos últimos três anos, a Maersk investiu cada vez mais em plataformas digitais para encontrar novas maneiras de simplificar o transporte de contêineres, economizar tempo, reduzir custos e aumentar a transparência para os clientes brasileiros que transportam mercadorias em todo o mundo. O setor de logística é impactado diariamente por uma sobrecarga de e-mails, telefonemas e processos complexos envolvendo documentos e liberações, aumentando os custos para as empresas. No Brasil, isso não é diferente.

Considerando a situação atual do COVID-19, a Maersk está solicitando aos clientes que acessem serviços via www.maersk.com para obter mais informações sobre cotações, reservas e atualizações mais recentes sobre cargas em trânsito. Os clientes também podem reservar serviços via Maersk Spot, com garantia de carregamento, fácil reserva on-line, preço fixo, seja em terra ou mar, tudo em uma só reserva.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.