Tecon Salvador realizou operação inédita no país com dois novos tipos de contêineres isotanks
Pela primeira vez, os equipamentos são utilizados no modal marítimo no Brasil
O Tecon Salvador, terminal de contêineres do Grupo Wilson Sons, realizou operações com dois modelos de contêineres tanques (isotanks) inéditos no país. Com capacidade de manter a carga aquecida durante todo o trajeto, esses equipamentos estão sendo utilizados para transportar produtos, como pasta de cacau e manta asfáltica, pela primeira vez, por via marítima no Brasil.
“No Tecon Salvador, trabalhamos sempre para o desenvolvimento contínuo de novos negócios. A operação atende a uma demanda dos nossos clientes e reforça a posição do Porto de Salvador como referência nas regiões Norte e Nordeste”, destaca Patrícia Iglesias, diretora comercial do Terminal.
Além de manter a temperatura a 70ºC, esse tipo de contêiner possui um dispositivo que mistura a pasta, mantendo suas propriedades, e um sistema que possibilita verificar qualquer alteração na carga durante a viagem ou armazenamento. Anteriormente, a exportação da pasta de cacau era feita por rodovia em caminhões cisternas ou isotanks standard.
“O transporte marítimo com esse equipamento especial permite uma operação mais ecológica, com menor emissão de carbono, e melhor custo-benefício, em comparação com o modal rodoviário, mesmo considerando as tarifas portuárias, preservando a qualidade da carga e mantendo a temperatura ideal para o transporte. Esse é um passo importante para o desenvolvimento de uma logística integrada e inovadora no setor alimentício da região”, explica Alessandra Torazan, gerente comercial da MissionLine Logistics.
Para a operação com manta asfáltica no Norte do país, foram importados isotanks bitutainers, com capacidade de manter a temperatura em até 170 0C e carregar 20 mil litros, próprios para transportar esse tipo de produto. Os contêineres saem vazios do Tecon Salvador e chegam por cabotagem a Manaus. Depois, seguem por barcaça para receber a carga das refinarias da região.
O deslocamento antes era feito por carretas tanques e em balsas por via fluvial. A nova logística permitiu a otimização do transporte intermodal, com redução de custo e utilização de apenas uma ferramenta de logística para toda a viagem, o que representa menos transferências do produto, diminuindo poluição potencial e perda de carga.
Nas duas operações, serão utilizados 12 isotanks no total. Fabricados em aço inox, esses contêineres são produzidos conforme a norma ISO. Eles ficam dentro de uma estrutura resistente, o que permite alocá-los nos navios, com segurança.
O Tecon Salvador é hoje um dos principais viabilizadores logísticos de atração de investimentos para o estado da Bahia. Com uma área de 118 mil metros quadrados e capacidade para movimentar 435 mil TEU por ano, já investiu mais R$ 300 milhões desde sua inauguração, em 2000. O terminal conta com 4 mil metros de armazém alfandegado, 674 tomadas frigoríficas, 11 RTGs (9 elétricos) e seis portêineres STS (ship to shore crane), dos quais três são do modelo Super Post-Panamax.

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