A.P. Moller-Maersk anuncia mudanças na Ocean & Logistics para melhorar a experiência do cliente

A.P. Moller-Maersk introduz mudanças estratégicas que irão melhorar ainda mais a experiência do cliente e a prestação de serviços ponta a ponta. Como parte disto, a marca Safmarine será integrada à Maersk para melhorar o acesso dos clientes à oferta global.

Além disso, a oferta da marca Damco Air e LCL (peso de carga baixo, em português) será combinada com os produtos e serviços de logística da Maersk para complementar a sua oferta de ponta a ponta. Será introduzida também uma organização global de Ocean & Logistics mais simplificada e centrada no cliente.

Essas mudanças representam um passo importante no sentido de se tornar uma empresa integrada de transporte e logística de contêineres, ligando e simplificando as cadeias de abastecimento dos clientes.

“Os nossos clientes estão no centro da nossa visão. Suas necessidades de cadeia de fornecimento em evolução estão elevando a procura de múltiplos modos de transporte, e para satisfazer suas necessidades, estamos aproximando ainda mais a expertise e capacidades da nossa empresa. Tomar essas medidas é fundamental para acelerar a nossa transformação", diz Vincent Clerc, CEO da Ocean & Logistics, A.P. Moller - Maersk.

Com o tempo, as propostas de valor da Maersk e da Safmarine convergiram, uma vez que ambas as marcas têm uma cultura focada no cliente, enquanto as interações digitais com os clientes aumentaram.

"Com a integração de Safmarine, podemos apresentar aos clientes toda a oferta de oceano e a cadeia de fornecimento em maior escala. Ao mesmo tempo, estou muito animado em ter a paixão que a Safmarine tem pelos seus clientes agora dentro da Maersk com a união das nossas equipes", diz Vincent Clerc.

Desde o seu foco puramente na expedição de frete em 2018, a Damco demonstrou um valor significativo para os clientes no espaço LCL Aéreo e Marítimo. Desde então, tornou-se evidente, por meio de um envolvimento próximo dos clientes, que a proposta de valor da Maersk pode ser reforçada com a expansão para múltiplos modos de transporte.

A integração da Damco Air e LCL na Maersk ajudará a suprir essas necessidades e dará às empresas acesso a uma experiência simplificada, conectada e ágil com a marca Maersk, além de ser em maior escala. Maersk utiliza seus próprios ativos em sua proposta única de valor e, por isso, não vai continuar com seu produto de múltiplas linhas de Oceano FCL (peso de carga cheio, em português), como oferta geral.

“As empresas precisam dos produtos Air e LCL para ligar as suas cadeias de abastecimento e, com essas ofertas inclusas fortemente na nossa carteira global integrada, pretendemos servir melhor os nossos negócios e com ainda mais eficiência, por meio da sua cadeia de abastecimento", diz Vincent Clerc. O CEO continua: "Os nossos colegas da Damco têm feito um esforço notável em condições de mercado desafiantes, servindo os clientes com foco, disciplina e expertise, que serão agora um forte ativo para os clientes da Maersk". Com as mudanças, as marcas Safmarine e Damco deixarão de ser comercializadas até ao final de 2020.

Além disso, a Maersk simplificará a sua estrutura organizacional por meio da Ocean & Logistics a nível global para melhorar ainda mais a centralização de processos e eficiência com o cliente. Como parte disto, os back office s da Maersk e da Hamburg Süd vão se aproximar como equipes focadas em clientes, ao mesmo tempo que continuarão a encontrar clientes como duas marcas separadas com um modelo de serviço diferenciado.

Hamburg Süd e Brasil

"A Hamburg Süd é conhecida na indústria pela proximidade inigualável, relacionamentos de longo prazo e diretos com os clientes, e prestar aconselhamento a nível local", diz Dr. Arnt Vespermann, CEO da Hamburg Süd e acrescenta:

"Queremos intensificar ainda mais essas vantagens para nossos clientes, a fim de nos diferenciarmos ainda mais. Os nossos clientes esperam uma experiência muito pessoal e local e é justamente isso que vão receber no futuro”.

Julian Thomas, Diretor Superintendente da Hamburg Süd e Aliança Navegação e Logística no Brasil, assume a presidência do grupo Maersk no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. A integração fortalecerá a oferta e qualidade de serviços de logística terrestre para os clientes no Brasil, um país de importância estratégica para o grupo.

A mudança organizacional também fortalecerá a Aliança, líder de cabotagem no Brasil, que teve investimento 6 porta-contêineres em 2013. A Aliança tem uma frota de 11 navios, com 104 escalas mensais de Buenos Aires até Manaus. A Companhia será reforçada, com foco na logística interna brasileira e com grande potencial de crescimento.

A Hamburg Süd é líder de transporte de contêiner de longo curso no Brasil.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.