Brasil projeta crescimento de 12% na safra de manga

Uma comitiva do governo dos Estados Unidos visitou, no mês de setembro, propriedades produtoras de manga, em Petrolina (PE), que exportam a fruta para aquele país. A inspeção anual, que avalia a qualidade das frutas, faz parte do Programa de Exportação de Mangas para os Estados Unidos e estava suspensa há dois anos em razão da pandemia de Covid-19. Foi retomada agora com o início da temporada 2021 de exportação de manga.

Em 2020, as exportações brasileiras de manga ultrapassaram 243 mil toneladas por US$ 246,9 milhões, segundo o Observatório do Mercado de Manga da Embrapa Semiárido (PE), um aumento de 13% em relação a 2019, indicando uma tendência nos últimos anos de crescimento nas exportações brasileiras de manga.

As variedades Tommy Atkins têm como principal destino o mercado norte-americano; e Kent, Keitt e Palmer, para a Europa. A região do Vale do São Francisco, situada no semiárido nordestino, lidera a exportação da manga nacional, com 212,2 mil toneladas no último ano, correspondendo a 87% do total exportado da fruta pelo Brasil.

As águas do Rio São Francisco que abastecem os distritos de irrigação fazem da manga a fruta mais cultivada e com maior importância econômica e social na região. Segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea/USP), a área plantada em 2020 foi de 49 mil hectares, a maior do Brasil. Com o uso da irrigação e a disponibilidade de sol, a região consegue manter a produção da fruta durante todo o ano, abastecendo os mercados interno e externo.

As variedades mais plantadas são Palmer, Tommy, Kent e Keitt, apesar de se encontrar outras, como Haden, Ataulfo, Rosa e Espada Vermelha. A mangicultura do semiárido também é conhecida pelos altos rendimentos alcançados e pela qualidade da fruta. Mesmo sendo uma atividade altamente intensiva em tecnologia, é cultivada na região por pequenos e grandes produtores, um resultado favorecido pela ampliação dos investimentos e linhas de crédito e também pela pesquisa agropecuária, com a disponibilização de pacotes tecnológicos cada vez mais precisos.

Campanha de manga nos EUA

Em relação à campanha atual, o NMB indicou que o Brasil se une ao México (Norte de Sinaloa) - desde que a EMEX terminou sua temporada - e o Equador está colhendo e embalando.

O volume total de manga que foi enviado na semana que terminou em 25 de setembro de 2021 foi de aproximadamente 561.273 caixas.

O México enviou 350.926 caixas, resultando em um total de 77.690.203 caixas para a temporada. Na mesma semana do ano anterior, o volume do México enviado foi de 500.551 caixas, resultando em um total de 78.101.320 caixas.

Enquanto isso, o Equador exportou 210.347 caixas, resultando em um total de 329.598 caixas para a temporada. Na mesma semana do ano anterior, o volume embarcado no Equador foi de 152.453 caixas, resultando em um total de 173.269 caixas.

O Conselho Nacional de Manga estimou que o volume de manga a ser embarcada no período da semana 39 (02/10/2021) para a semana 46 (20/11/2021) será 8% menor em relação ao ano anterior, com chegadas previstas da semana 39 a 46.

Além disso, eles indicaram que a temporada mexicana de 2021 será aproximadamente 1% menor do que no ano anterior; enquanto a temporada de 2021 do Equador será quase 7% maior do que no ano anterior.

Fonte: Abrafrutas.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.