Neoenergia firma acordo com Nexus para fornecimento de energia eólica por 10 anos a partir do Complexo Chafariz
A operação prevê o fornecimento contínuo de energia eólica à Nexus Manganês, com potência contratada de 15 megawatts, o suficiente para abastecer sua planta industrial durante um período de 10 anos, a partir de 2026.
A Neoenergia, por meio da subsidiária Neoenergia Renováveis, firmou contrato com a Nexus Manganês para o fornecimento de energia por autoprodução, com base no Complexo Eólico Chafariz, localizado na Paraíba. O acordo envolve a aquisição de 6,87% de participação acionária na empresa Canoas 3 Energia Renovável S., uma das sociedades que compõem o complexo.
Com o contrato, a Nexus assegura o fornecimento contínuo de 15 megawatts (MW) de energia elétrica por um período de 10 anos, a partir de janeiro de 2026. Essa potência contratada será suficiente para garantir o abastecimento da planta industrial da companhia, com energia limpa e renovável, alinhada às diretrizes de descarbonização e eficiência energética.
A operação representa uma estratégia de autoprodução energética, modele cada vez mais adotado por empresas industriais para reduzir custos, assegurar previsibilidade no suprimento e contribuir com metas ambientais. O Complexo Eólico Chafariz é composto por 15 parques eólicos, totalizando 471 MW de capacidade instalada.
A transação foi aprovada sem restrição pelo Conselho de Administração da Defesa Econômica (CADE) em 3 de junho de 2025 e transitou em julgado no dias 23 do mesmo mês. A conclusão do negócio ainda depende do cumprimento de condições precedentes usuais.

Notícias do dia
-
Acordos
Porto de Santos e Associação Comercial de São Paulo firmam parceria para impulsionar...
-
Portos
Armando Monteiro Bisneto busca apoio em Brasília para projetos estratégicos do Porto...
-
Cabotagem
Norcoast aposta na expansão da cabotagem com integração logística
-
Cabotagem
Aliança amplia soluções e aposta em logística multimodal para impulsionar crescimento...
-
Feira Intermodal
Rhenus Logistics estreia na Intermodal South America 2025
-
Sustentabilidade
Ambipar mostra o caminho para a sustentabilidade na Intermodal
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.