BASF e Yara descontinuam projeto de amônia de baixo carbono nos EUA
A BASF e a Yara International ASA anunciaram a descontinuidade do projeto conjunto para desenvolver uma planta de produção de amônia de baixo carbono com captura e armazenamento de carbono (CCS) na Costa do Golfo dos Estados Unidos. A decisão reflete a estratégia das companhias de priorizar iniciativas com maior potencial de criação de valor em seus respectivos portfólios.
Em 2023, as duas empresas chegaram a anunciar com entusiasmo a avaliação do projeto. O encerramento do plano, no entanto, mostra como o setor ainda está em processo de maturação, em que nem todas as propostas avançam até a fase de execução.
Segundo comunicado, a Yara seguirá com sua estratégia de amônia, já divulgada anteriormente, analisando e amadurecendo oportunidades de investimento em ativos nos EUA para definir o portfólio ideal de projetos.
Parceria de longa data
Apesar da decisão, a cooperação entre BASF e Yara permanece sólida. As empresas continuam operando em conjunto uma planta de escala mundial de amônia no site da BASF em Freeport, Texas. Além disso, a BASF mantém produção própria em Ludwigshafen (Alemanha) e Antuérpia (Bélgica), enquanto a Yara opera o maior sistema global de amônia, com fábricas na Europa, Américas e Ásia.
O desfecho sinaliza que, embora o projeto de amônia de baixo carbono nos EUA não avance, as duas companhias continuam alinhadas à agenda de transição energética e à busca por soluções sustentáveis no mercado global de fertilizantes e químicos.
Notícias do dia
-
Prêmios e Certificações
COP30: Grupo Maersk recebe o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade do MPOR
-
Portos
Norcoast transfere operações para terminal da DP World em Santos
-
Terminais
Terminal EBLog da Eldorado Brasil Celulose recebe certificação internacional de...
-
Portos
Nordeste ganha força em cargas estratégicas e movimenta mais 65 mi de toneladas nos...
-
Portos
Porto de Suape comemora 46 anos com estreia de linha marítima semanal para a Ásia
-
Terminais
Tecon Santos bate terceiro recorde mensal de movimentação no ano: mais de 243 mil TEUs...
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.