Shell, ENGIE, Vopak e Anthony Veder assinam acordo para produção, liquefação e transporte de hidrogênio verde
Shell New Energies, ENGIE, Vopak e Anthony Veder assinaram um acordo para estudar a viabilidade de produção, liquefação e transporte de hidrogênio verde de Portugal para a Holanda, onde será armazenado e distribuído para venda. O consórcio prevê a produção de hidrogênio por eletrólise a partir de energia renovável na zona industrial do porto de Sines. Em seguida, o hidrogênio é liquefeito e enviado por meio de um transportador de hidrogênio líquido para o porto de Roterdã para distribuição e venda. O objetivo é entregar um primeiro carregamento de hidrogênio líquido de Sines para Roterdão até 2027.
Os principais players do setor de Carga de projeto, Marítimo e Aviação apoiam esse desenvolvimento, pois se encaixa bem com a intenção de descarbonizar suas operações. “Consideramos o hidrogênio líquido como uma solução chave para importar energia renovável para mercados como Holanda ou Alemanha. Estamos desenvolvendo a próxima geração de caminhões que podem usar hidrogênio líquido diretamente”, disse o Dr. Andreas Gorbach, Chefe de Tecnologia de Caminhões e Membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG.
Hydrogen Dialogue Latin America - Brazil Edition
É necessário criar mais certeza para os clientes de hidrogênio líquido. Os instrumentos políticos que cobrem os aumentos de custos para os utilizadores finais podem ser um meio eficaz para o conseguir. Esses instrumentos são vitais para aumentar a escala e reduzir o custo da produção de hidrogênio líquido e têm o poder de impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
Dentro do consórcio, a Shell e a ENGIE colaborarão em toda a cadeia de valor e o envolvimento de Anthony Veder e Vopak se concentrará no transporte, armazenamento e distribuição. Eles avaliarão inicialmente o potencial de produção, transporte e armazenamento de cerca de 100 toneladas por dia, com potencial para aumentar ao longo do tempo. Além disso, O consórcio visa reduzir o custo da produção e impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
Os governos de Portugal e da Holanda reforçaram a sua ambição conjunta para a produção e transporte de hidrogênio. Este estudo de viabilidade segue-se à assinatura de um memorando de entendimento em 2020. Além disso, Portugal e os Países Baixos confirmaram os seus objetivos conjuntos na Cúpula Mundial do Hidrogênio em maio de 2022.

Notícias do dia
-
Acordos
Porto de Santos e Associação Comercial de São Paulo firmam parceria para impulsionar...
-
Portos
Armando Monteiro Bisneto busca apoio em Brasília para projetos estratégicos do Porto...
-
Cabotagem
Norcoast aposta na expansão da cabotagem com integração logística
-
Cabotagem
Aliança amplia soluções e aposta em logística multimodal para impulsionar crescimento...
-
Feira Intermodal
Rhenus Logistics estreia na Intermodal South America 2025
-
Sustentabilidade
Ambipar mostra o caminho para a sustentabilidade na Intermodal
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.