Wilson Sons recebe Prêmio Exportação pelo Tecon Rio Grande

Terminal foi novamente vencedor na categoria Destaque Serviços de Suporte à Exportação da premiação concedida pela ADVB-RS

O terminal de contêineres de Rio Grande, um dos mais importantes do País e uma das instalações mais competitivas na América do Sul, foi vencedor do 49ª Prêmio Exportação, concedido pela ADVB/RS, na categoria Destaque Serviços de Suporte à Exportação. A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 23 de setembro, em evento na Casa NTX, em Porto Alegre, ocasião em que o Diretor-Presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, esteve presente para receber a distinção. Este é o sétimo ano consecutivo que o Tecon Rio Grande é premiado nesta categoria.

Com mais de 3 mil clientes importadores e exportadores, o Tecon Rio Grande é a porta de entrada e saída do Rio Grande do Sul para o mundo, sendo fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado. Mesmo com as dificuldades impostas a portos de todo o mundo em decorrência da pandemia, o terminal segue crescendo. Com 24 anos de história, o Tecon Rio Grande mantém seus investimentos em tecnologia, estrutura, segurança e qualificação de pessoal. Em 2020, foi finalizada a dragagem no cais do terminal gaúcho, aumentando seu calado de 12,5 m para 15 m (49,2 pés). Com aporte de R$ 1,8 milhão, o Tecon Rio Grande ratifica sua capacidade de operar os maiores navios do mundo. Hoje, o terminal recebe navios de até 338 metros – os maiores que escalam o Brasil.

O Tecon Rio Grande exerce importante papel na movimentação de cargas em longo curso para as empresas gaúchas ao oferecer uma alternativa segura e confiável para armazenagem e movimentação dos mais diversos tipos de carga. Desta maneira, o papel desempenhado pelo terminal tem sido fundamental para a atuação de exportadores e importadores do Estado. Somente para a indústria de transformação, o Tecon Rio Grande teve mais de 90% de empresas gaúchas como clientes no ano passado, representando 95% de todos os contêineres movimentados na exportação, importação, cabotagem e navegação interior. Ao todo, foram 281.602 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), o correspondente a 160.155 contêineres.

Em modalidades, a maior participação das cargas industriais em 2020 foi na importação, com 94% do total. Mais de 600 variedades de mercadorias, como peças, produtos químicos, resinas e plásticos provieram de mais de 50 localidades mundiais, como China, Estados Unidos, Marrocos, Bélgica e Singapura. Somente da China, foram 15.524 TEUs ou 9.165 contêineres. Na exportação, os resultados também são bastante expressivos. Correspondente a 74% do volume transportado em contêineres de cargas da indústria de transformação, produtos como resinas, frango congelado, madeira, carne suína e moveis aportaram do Tecon Rio Grande rumo a Estados Unidos, China, Peru e Arábia Saudita. Ao todo, registrou-se mais de 900 variedades de itens enviados a cerca de 150 destinos de janeiro a dezembro de 2020. Em TEUs, resinas, a mercadoria mais exportada, teve 37.744 (22%) e 19.171 contêineres (20%).

A Wilson Sons vem dando continuidade à exportação de cargas agropecuárias do Uruguai. No primeiro trimestre de 2021, o Tecon Rio Grande registrou crescimento de mais de 700% na movimentação de proteína animal proveniente de frigoríficos uruguaios em relação a igual período do ano anterior. O terminal gaúcho movimentou, entre janeiro e março deste ano, 828 TEU da carga, o correspondente a 10.803 toneladas, ante os 102 TEU (1.085 toneladas) movimentados nos três primeiros meses de 2020. Apenas em março, o Tecon Rio Grande recebeu 284 TEU (3.693 toneladas) de carnes do Uruguai, um crescimento de mais de 500% em relação ao mesmo mês de 2020.

Bertinetti comemora o reconhecimento e o bom desempenho do terminal. “Com o novo calado, nossa localização estratégica, equipamentos de ponta e equipe especializada, caminhamos para ser um terminal concentrador de cargas do Cone Sul. Hoje, já recebemos as principais linhas marítimas que conectam a região do Mercosul com os mais importantes portos estrangeiros na Europa, Ásia e América do Norte”, destaca. “Por isso, uma premiação como esta, a qual já tivemos a felicidade de sermos agraciados em mais de uma edição, é resultado da dedicação da equipe do Tecon e da confiança que recebemos de nossos clientes”, finaliza.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.