Complexo de Suape filia-se ao Iclei
O Complexo Industrial Portuário de Suape filiou-se ao Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), organização global que conta com 2.500 gestões públicas locais e regionais comprometidas com o desenvolvimento urbano sustentável do planeta. A iniciativa tem objetivo de inserir o complexo no movimento de internacionalização de cidades e regiões, participando, ativamente, de debates e ações para aplicar no território os conceitos e metodologias defendidos pelo movimento.
“Eu sempre destaco que pensar em desenvolvimento econômico sem compromisso ambiental é um erro que não dá mais para cometer. Suape já possui uma política de gerar riquezas dentro de um pensamento sustentável ativo e unificar esses conceitos é urgente. A partir de agora, Suape passa a se comprometer mundialmente com essa missão”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco e presidente do Iclei para a América Latina, Geraldo Julio.
Para o diretor-presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, a filiação ao Iclei vem para reforçar o compromisso da estatal com desenvolvimento industrial aliado aos pactos mundiais de sustentabilidade. “Temos também como missão promover a conservação do patrimônio natural. No complexo, 59% do território de 13,5 mil hectares estão inseridos na Zona de Preservação Ecológica (ZPEC), pontua Roberto Gusmão.
Para o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da empresa, Carlos Cavalcanti, filiar-se ao Iclei é um grande passo que merece ser celebrado. “Teremos a organização de perto, realizando diagnósticos no território para identificar possíveis projetos voltados às ações climáticas e ambientais. É um processo participativo e estamos muito felizes com essa filiação a uma rede global de apoio e incentivo ao desenvolvimento sustentável”, comemora.
A administração do porto aplica os conceitos do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), que anda lado a lado com uma governança corporativa aliada às boas práticas ambientais, sociais e de governança. “Suape quer ser um porto ainda mais competitivo e com alta atratividade para os investidores locais, nacionais e internacionais em consonância com as novas práticas e tendências mundiais”, pontua Roberto Gusmão.
Em junho deste ano, Suape passou a integrar o grupo de representações públicas e privadas do mundo signatários do Pacto Global, rede criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a missão de fomentar iniciativas que promovam ações sociais, incentivando a sustentabilidade e promovendo a cidadania. No total, 161 países têm representações no pacto. A sustentabilidade é um dos principais pilares do Complexo Industrial Portuário de Suape.

Notícias do dia
-
Acordos
Porto de Santos e Associação Comercial de São Paulo firmam parceria para impulsionar...
-
Portos
Armando Monteiro Bisneto busca apoio em Brasília para projetos estratégicos do Porto...
-
Cabotagem
Norcoast aposta na expansão da cabotagem com integração logística
-
Cabotagem
Aliança amplia soluções e aposta em logística multimodal para impulsionar crescimento...
-
Feira Intermodal
Rhenus Logistics estreia na Intermodal South America 2025
-
Sustentabilidade
Ambipar mostra o caminho para a sustentabilidade na Intermodal
Seja o primeiro a comentar
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.