Está no ar, no mar, na terra

Guia Marítimo Especial Sustentabilidade traz inovações, ideias e esforços conjuntos para a recuperação e manutenção dos recursos naturais

A sexta edição do Especial Guia Marítimo | Sustentabilidade traz gratas surpresas sobre as formas como as iniciativas públicas e privadas têm driblado a ação poluente do homem sobre a natureza - e um panorama do longo caminho ainda a percorrer.

Em junho, o mês internacional do meio ambiente, lá se vão 44 anos desde a primeira conferência mundial realizada em Estocolmo por Chefes de Estado, no ano de 1972, a partir da qual a ONU publicou a Declaração da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Vinte anos depois, a Eco 92, realizada no Rio de Janeiro, apresentava modelos de desenvolvimento sustentável, gerando compromissos mundiais de longo prazo (entre eles a Agenda 21, que conciliava proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica) de modo que as economias ainda pudessem crescer, mesmo com as limitações estabelecidas. A edição seguinte, realizada em Joanesburgo e batizada de Rio + 10, deveria discutir os avanços da Agenda 21, mas esbarrou em problemas sociais e defesas unilaterais. Em 2012, na Rio + 20, de volta ao Rio de Janeiro, o tema da sustentabilidade confundiu-se com questões eleitorais e, mais uma vez, dificultou as resoluções.

Desde então, uma série de iniciativas vêm sendo impulsionadas no mundo, porém ainda há um longo caminho a percorrer, especialmente porque a questão ambiental exige integração: integração entre países, entre meios de produção, entre setores complementares, entre público e privado, entre pobres e ricos.

Em contrapartida, as gestões de instituições públicas e privadas vêm gradativamente compreendendo não apenas a necessidade de adotar medidas de conservação do meio ambiente, mas também as vantagens das ações em longo prazo – inclusive vantagens de lucratividade.

Guia Marítimo traz, nesta Edição Especial de Sustentabilidade, as iniciativas adotadas por empresas e instituições, seus resultados mensuráveis e as ideias inovadoras no Brasil e no mundo, como a calculadora de carbono da DHL, o porto sustentável de Liverpool, o plástico verde da Braskem, a revitalização do terminal da BTP, entre outras.

Preparar esta edição foi particularmente gratificante para a equipe do Guia Marítimo, pois passamos a conhecer projetos altamente elaborados que já surtem efeito na preservação do meio ambiente e nos avanços sociais. Em meio a tanto desalento entre as notícias econômicas e políticas, as ações abraçadas por empresas e instituições em prol da sustentabilidade começam a trazer certa esperança para a integração do homem com o planeta. Muito embora o percurso ainda esteja no começo e o caminho seja sem fim – e sem volta.

Leia no Guia: Edição Especial Guia Marítimo Sustentabilidade


2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Guia Marítimo. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

  • N
    denuncie

    Nelson Bispo dos Santos

    22/06/2016 09:21

    Bom dia!

    Em referência a sustentabilidade aqui no Brasil, gostaria de verificar os resultados juntos as fontes de recursos naturais. Meus parabéns as empresas que entram nas causas de proteção aos recursos. Porém devem divulgar, a manutenção de uma fonte, o plantio de árvores etc...

  • C
    denuncie

    Cleci Leão

    22/06/2016 11:57

    Obrigada, Nelson, será nosso compromisso!